Iniciativa fortalece vínculos familiares e estimula o desenvolvimento infantil através da Literatura.
Redação: Laura Madeira - Edição: Vanessa Martins - Foto: Divulgação / PMC
O Primeira Infância Melhor (PIM) e o Programa Criança Feliz (PCF) são Políticas Públicas intersetoriais que promovem o desenvolvimento integral infantil por meio de visitas domiciliares e do fortalecimento da parentalidade positiva. Em outubro de 2024, essas iniciativas ganharam um importante reforço com a implementação do projeto Ninho de Livros, uma proposta da Secretaria Estadual da Saúde (SES), com apoio das Secretarias Estaduais de Segurança Pública (SSP), Cultura (Sedac) e Desenvolvimento Social (Sedes).
O projeto tem como objetivo ampliar o repertório cultural das crianças atendidas pelo PIM, utilizando a Literatura como ferramenta de desenvolvimento cognitivo e emocional. Durante a capacitação promovida pela SES, Cachoeirinha esteve representada pela enfermeira Elisângela da Silva Alves, do Grupo Técnico Municipal – Saúde, e pela visitadora Alice Cardoso Spitznagel, do PIM/PCF.
O Ninho de Livros seleciona cuidadosamente obras que abordam temas como afeto, sentimentos, diversidade e inclusão, tornando a leitura um momento de conexão entre crianças e seus cuidadores. Além de estimular a criatividade e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, a iniciativa busca fortalecer vínculos familiares e incentivar a formação de pequenos leitores desde os primeiros anos de vida.
A secretária municipal de Saúde, Bianca Breier, destaca a importância da participação da equipe do PIM/PCF na capacitação. “O Ninho de Livros favorecerá o fortalecimento de vínculos afetivos e habilidades socioemocionais pois, por meio da leitura, as crianças começam a entender seus sentimentos e ampliam sua capacidade criativa”, ressaltou.
Com essa iniciativa, a literatura se torna uma aliada fundamental no desenvolvimento infantil, incentivando a imaginação e construindo bases sólidas para o aprendizado futuro.
Os programas Primeira Infância Melhor (PIM) e Criança Feliz (PCF), dos governos estadual e federal respectivamente, têm como objetivo promover o desenvolvimento integral das crianças por meio de ações que estimulem o desenvolvimento cognitivo, motor, socioafetivo e linguístico. As agentes que fazem parte da iniciativa, atuam nas regiões mais vulneráveis da cidade, fazendo a busca ativa de famílias interessadas em participar. Após a visita e o cadastramento, as famílias recebem visitas semanais de orientação e acompanhamento do desenvolvimento de crianças de zero a três anos, e de três a seis anos que tenham alguma deficiência e recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada), além de gestantes.
0 Comentários