Guarda Municipal prende homem por descarte irregular de lixo em Cachoeirinha







Cachoeirinha/RS – Na noite desta segunda-feira, 14, um homem foi preso em flagrante por crime ambiental na avenida José Brambila, nº 1500, em Cachoeirinha. A ação ocorreu após a Guarda Municipal ser acionada via Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) para averiguar uma denúncia de descarte irregular de lixo.

Ao chegarem ao local, os agentes da Guarda constataram a presença de entulhos diversos, entre eles restos de colchões, sofás e outros materiais inservíveis. Durante a inspeção da área, um homem chegou com mais madeiras para descarte. Imediatamente, os guardas deram voz de prisão ao indivíduo com base na legislação ambiental vigente.

O uso de algemas foi necessário, conforme prevê a Súmula 11 do Supremo Tribunal Federal (STF), para garantir a segurança dos envolvidos. Ao ser questionado, o homem admitiu que estava descartando materiais no local desde o período da tarde. A prisão foi efetuada por volta das 21h50.

Após a detenção, o suspeito foi conduzido à UPA do bairro Jardim do Bosque para exames médicos de rotina e, posteriormente, apresentado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Gravataí, onde o caso foi registrado.

A Prefeitura de Cachoeirinha está reforçando as ações de combate ao descarte irregular de lixo em toda a cidade. A fiscalização ambiental voltou a ocorrer também no período noturno e nos finais de semana. Segundo a administração municipal, além de questões relacionadas à saúde pública, como a proliferação de vetores e doenças e à estética urbana, o descarte ilegal gera altos custos aos cofres públicos. Estima-se que milhões de reais são gastos anualmente na limpeza de pontos que são usados indevidamente pela população para o despejo de resíduos.

A colaboração da população é essencial. Denúncias podem ser feitas pelo telefone do CICC, 153 ou 51-3469-5311, ajudando a preservar a cidade e o meio ambiente.


Postar um comentário

0 Comentários