Diversidade, criatividade e conexão no POAFW do Iguatemi

                                                                     Foto: Vini Dalla Rosa/divulgação


Cerca de 6,5 mil pessoas conferiram os talks, a exposição “As Joias da Rainha” e desfiles com looks de 67 marcas e estilistas convidados


Cerca de 6,5 mil pessoas estiveram presentes no novo palco da moda, o POAFW, evento promovido pelo Iguatemi Porto Alegre, que ao longo de três dias ofereceu uma intensa programação de talks e 12 desfiles com looks de 67 marcas participantes, além da exposição “As Joias da Rainha”, que celebra a trajetória da editora e crítica de moda Regina Guerreiro.

O diretor do POAFW, Paulo Borges, e o renomado estilista nacional Lino Villaventura, foram destaques. Presidente do Instituto Nacional de Moda, Design e Economia Criativa (INMODE) e visionário que liderou a organização da moda no país como setor e criou o Calendário Oficial da Moda Brasileira (SPFW), Borges falou dos bastidores da sua longa carreira no talk com mediação do Steal The Look. Para ele, o que torna o POAFW diferenciado é a conexão com o mercado local e a valorização de uma moda mais democrática. “Hoje, eventos como esse precisam demonstrar a diversidade artística, cultural e ancestral que nós temos e que torna a criatividade brasileira tão específica”, comentou.

Ao longo do evento, Paulo destacou ainda a importância da dinâmica de um evento como o POAFW para a economia e para o mercado da moda. Mais de 90% das 198 pessoas que trabalharam no evento são do Rio Grande do Sul. Estudantes de moda – 10 do curso de Tecnologia em Design de Moda do Senac e outras 10 do curso de Moda da Unisinos – tiveram a oportunidade de adquirir experiência num evento deste porte, participando ativamente das atividades do backstage.

A gerente-geral do Iguatemi, Nailê Santos, comemorou o fechamento desta primeira edição do POAFW e a retomada de Porto Alegre como palco de moda num formato que contempla o perfil de todos os clientes do shopping. “Tivemos uma curadoria impecável, de Paulo Martinez, que levou para a passarela looks de 67 marcas participantes. Nossos clientes puderam ver peças que estão nas vitrines das nossas lojas, numa combinação e mistura de marcas que os inspiraram a montar seus próprios looks. Foram desfiles inspiradores, criativos e com diversidade, além dos bate-papos que trouxeram o mundo da moda para mais perto de todos nós”, destacou Nailê.

Um dos nomes mais icônicos da alta costura brasileira, referência de inspiração e criatividade na criação de peças e coleções, Lino Villaventura compartilhou dicas e vivências e enfatizou a liberdade como principal vetor para boas ideias. “Se você é alguém interessado e curioso, tem que deixar a liberdade de pensar fluir, sem pensar no que vai sair daquele momento de inspiração, mas pensar no que vai te acrescentar como bagagem cultural”, ressaltou, no talk com a Vogue. O estilista também assinou o desfile que abriu a passarela no primeiro dia de evento, com uma coleção marcada por cores vibrantes.

No dia de fechamento do POAFW, a atração do talk mediado pela Steal The Look foi a modelo gaúcha Shirley Mallmann, que falou sobre os desafios enfrentados na carreira ao longo dos anos e compartilhou os aprendizados acumulados, além de falar sobre todas as transformações que viveu em cima e fora da passarela.

O encerramento do evento ficou marcado pelo desfile “O Nobre Azul” de Luiz Cláudio, da marca Apartamento03, que resgatou a ancestralidade brasileira com uma coleção trabalhada em tons de azul.

Postar um comentário

0 Comentários