Gravataí terá programação do Março Lilás voltada aos cuidados à saúde da mulher ao longo do mês




Unidades de saúde contarão com coleta de preventivo, solicitação de mamografia, vacinação, testes rápidos, aconselhamento para planejamento familiar e orientações de prevenção e promoção à saúde



Com o objetivo de ampliar o acesso a atividades de promoção à saúde, a Prefeitura de Gravataí contará com diversas ações alusivas ao Março Lilás, campanha realizada anualmente que visa conscientizar sobre a saúde da mulher, em especial nos cuidados voltados à prevenção ao câncer do colo do útero. Neste sábado, 8, as unidades de saúde Cohab C, Itacolomi, Parque dos Anjos e Vera Cruz estarão com atividades à população. Os atendimentos ocorrem das 9h às 13h.

Entre as atividades programadas, estão coleta de exame citopatológico de colo uterino (coleta de preventivo), vacinação, solicitação de mamografia e aconselhamento para planejamento familiar. Além disso, haverá a realização de testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e orientações de saúde da mulher. Com essas medidas, o governo municipal objetiva alcançar e levar assistência em saúde a usuários que não conseguem acessar os serviços durante a semana.

Prevenção

A forma mais eficaz de evitar o câncer do colo do útero é por meio da vacina contra o papilomavírus humano (HPV), disponível gratuitamente em todas as 30 unidades de saúde de Gravataí para meninos e meninas de 9 a 14 anos. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) também ressalta a importância do uso dos preservativos durante a relação sexual, como forma de diminuir o risco de contágio pelo HPV e, consequentemente, de evitar a doença.

Outra maneira de evitar o câncer do colo útero é com a realização da coleta de preventivo, também conhecida como Papanicolau. O exame também está disponível em todas as 30 unidades de saúde de Gravataí a todas aquelas de 25 a 64 anos de idade, que têm ou já tiveram atividade sexual.

As atividades aos sábados somam-se às demais medidas disponibilizadas pela Prefeitura de Gravataí para os cuidados com a saúde da mulher - as ações estão disponíveis ao público-alvo ao longo do ano inteiro para a população de Gravataí. A SMS reforça que elas são essenciais para a detecção precoce de alguma doença e para a garantia de maior qualidade de vida e bem-estar.

Confira as datas e locais que terão ações aos sábados em alusão ao Março Lilás

Atividades que serão oferecidas (9h às 13h)

Coleta de preventivo
Solicitação de mamografia
Vacinação
Testes rápidos
Orientações de saúde da mulher
Aconselhamento para planejamento familiar

Dia 8/3

USF Itacolomi - RS 020, 8418 - Parque Itacolomi
USF Cohab C - Rua Otelo Rosa, 211 - Cohab C
UBS Vera Cruz - Av. Gravataí, 498 - Vera Cruz
USF Parque dos Anjos - Rua Cincinato J. do Vale, 207 - Caça e Pesca

Dia 15/3

USF Neópolis - Av. São Paulo, 65 - Neópolis
USF Morada do Vale - Av. Anita Garibaldi, 919, no bairro Morada do Vale I
USF Érico Veríssimo - Rua Ibirapuitã, 850 - Salgado Filho
USF Princesa Isabel - Rua Concórdia Costa, 222 - São Vicente
UBS São Geraldo - Rua Doutor Jorge C. da Costa, R. São Geraldo, 80
UBS Centro - Rua Carlos Linck, 75 - Centro
UBS Cohab A - Rua Florianópolis, 400 - Cohab A

Dia 22/3

USF Costa do Ipiranga - Estrada Leonel Cabeleira Bitello, 271 - Costa Ipiranga
USF Morada do Vale I - Rua Afonso Célso, 378 - Morada do Vale I
USF Parque dos Eucaliptos - Rua Cel. Sampaio, 614 - Parque dos Eucaliptos
USF Itatiaia - Av. Jardim das Acácias, 395 - Jardim do Cedro
USF Nova Conquista - Rua Paulo Koetz, 360 - Rincão da Madalena
USF Aristides D’ávila - Rua Curumim, 340 - Dona Mercedes
UBS São Judas Tadeu - Rua Félix Rodrigues, 195 - São Judas Tadeu

Dia 29/3

USF Morada do Vale II - Rua Carlos Drummond, 1030 - Parque Ipiranga
USF Águas Claras - Av. Tereza de Noronha, 1030 - Parque Ipiranga
USF Granville - Rua General Frota, 37 - Granville
USF São Vicente - Rua Marco Polo, 935 - São Vicente
UBS Vila Branca - Rua São Cristóvão, 106 - Vila Branca
UBS Cohab B - Rua Luciana de Abreu, 2 - Cohab B

Postar um comentário

0 Comentários