Na manhã desta quinta-feira (20), uma equipe do Controle de Zoonoses, setor vinculado à Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), trabalhou na aplicação de inseticida contra baratas e mosquitos em bueiros das Rua Pelotas e Salgado Filho, no limite entre os bairros Centro e Tamandaré. A ação atendeu pedidos dos moradores da região, que reclamaram da proliferação de insetos, sobretudo nos dias quentes.
Com o uso de um nebulizador costal, um técnico da Zoonoses espargiu veneno nas entradas da rede de drenagem pluvial. De acordo com o coordenador da Vigilância Ambiental, Ricardo Amado, o inseticida líquido apresenta vantagens se comparado com o inseticida por fumaça, ao agir por mais tempo sobre as baratas.
No ano passado, a SMS atendeu 343 solicitações de dedetização e também de desratização, encaminhadas pela população esteiense.
Para evitar a multiplicação de insetos, são aplicados inseticidas por fumaça ou por pulverização. No caso dos roedores, são colocados raticidas em bueiros ou nas tocas em que os animais se escondem, quando elas são identificadas. Há, ainda, o uso de larvicidas biológicos nos arroios e canais que atravessam a cidade. Pela sua composição, o produto ataca somente as larvas de mosquitos, sem causar impacto para outras espécies, sendo inofensivo ao homem, animais domésticos, aves, peixes e plantas, por exemplo.
Os esteienses podem solicitar os serviços de dedetização ou desratização com a Ouvidoria da Prefeitura.O registro pode ser feito pelo DisqueEsteio, pelo telefone 156 e 0800-541-0400 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min das 12h30min às 18h), por WhatsApp, pelo número 2700-4350 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min das 12h30min às 18h) ou, ainda, pelo aplicativo eOuve (disponível pela internet em www.eouve.com.br ou para download gratuito nos sistemas Android e iOS nas lojas Google Play e App Store). As solicitações também podem ser encaminhadas presencialmente na Central Integrada de Atendimento ao Cidadão (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150 - subsolo, de segunda a sexta-feira, das 12h30min às 18h).
0 Comentários