ESTEIO: Pronto Atendimento Digital fecha 2024 com mais de 39,4 mil consultas realizadas





Divulgação: Prefeitura Municipal de Esteio


Iniciado em agosto de 2022, o Pronto Atendimento Digital da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), serviço que possibilita a consulta com médicos e enfermeiros através do telefone, 24 horas por dia nos sete dias da semana, fechou o ano passado com 39.404 atendimentos registrados. Fazendo uma conta simples, chega-se a uma média de quase 108 consultas/dia.

De acordo com a pasta responsável pelo projeto, a maioria das ligações realizadas pelos esteienses são para pedidos de troca de receitas médicas. Entre as queixas clínicas mais apontadas, dores de garganta, de cabeça e nas costas são as mais constantes, assim como problemas com ansiedade, diarreia, vômito e tosse. O horário de maior procura é entre 7h30min e 11h30min, com 46,75% dos atendimentos registrados, e quem mais procura pelo serviço são as mulheres, com 65,7%. Pessoas entre 60 e 69 anos são as que mais utilizam o teleatendimento.

O titular da SMS, Gilson Menezes, destaca o pioneirismo do serviço e lembra que o projeto amplia o acesso da população à saúde. “Fomos o primeiro município do Rio Grande do Sul a contar com esse serviço, que abriu mais uma via de acesso ao cuidado em saúde para os munícipes, independentemente de onde eles estejam”, afirma o secretário. “É um serviço complementar ao formato tradicional oferecido pelo hospital e pelas unidades básicas de saúde do município, que proporcionou milhares de consultas médicas e de enfermagem”, pontua.


Como é a consulta
Operado pela Topmed, empresa com sede em Florianópolis, Capital de Santa Catarina, o atendimento virtual é feito através do telefone 0800-888-9622.

Após o paciente fazer a ligação, um técnico auxiliar de regulação médica (TARM) da central passa a chamada para um profissional enfermeiro. O usuário é informado sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e deve concordar que os atendentes acessem seu prontuário eletrônico, onde consta o histórico da saúde e onde é possível verificar se está cadastrado em alguma unidade básica de saúde de Esteio, condição básica para poder utilizar o serviço.

Validados os dados, o profissional enfermeiro faz algumas perguntas para verificar o estado de saúde do paciente. Se for constatada uma urgência, o atendente indica que o usuário procure o Hospital. Caso haja risco iminente de morte, o profissional orienta a contatar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo número 192. A equipe pode, inclusive, auxiliar, contatando algum familiar indicado.

Caso o paciente possa ser atendido pelo PAD 24 horas, ele recebe um link pelo WhatsApp, SMS ou e-mail para seguir com a consulta, através de vídeo, pela internet, através do computador ou smartphone. Caso não tenha acesso à internet, o médico faz o atendimento por telefone mesmo. Em ambos os casos, tanto enfermeiro quanto médico fazem o lançamento dos dados do paciente no Sistema de Gestão Municipal em Saúde (GMUS), onde consta o prontuário do paciente.

Antes do final da consulta, o médico deve comunicar ao usuário se ele receberá receituário e atestado, caso necessário, via WhatsApp, SMS ou e-mail.

Passadas 24 horas do atendimento digital, um profissional da enfermagem ou da área médica deverá contatar o paciente para conferir o estado de saúde dos casos com potencial clínico de gravidade ou imprecisão diagnóstica, além de orientar com relação a novos atendimentos, caso a queixa de saúde persista.

O pronto atendimento virtual pode ser utilizado 24 horas por dia, sete dias por semana, quando não houver urgência no atendimento ou risco de morte para o paciente (nessas situações, o mais indicado é buscar um hospital). Ele também pode ser usado para a renovação de receitas, desde que o paciente tenha participado de uma consulta presencial nos últimos 12 meses.


Cadastre-se na UBS de referência
A SMS salienta que há duas condições básicas para poder utilizar o serviço: o paciente precisa ser morador de Esteio e estar cadastrado em uma unidade básica de saúde do Município.

Caso procure o atendimento sem estar registrado em uma UBS e não seja um atendimento de urgência, o usuário é orientado a procurar um posto de saúde para realizar o cadastramento e utilizar o Pronto Atendimento Digital posteriormente. Para fazer o cadastro, é necessário apresentar documento de identificação, Cartão SUS e comprovante de residência.

Caso seja constatada urgência, o paciente é orientado a procurar o Hospital São Camilo o mais rápido possível.


Pronto Atendimento Digital 24 horas Esteio
Quem pode acessar: Moradores de Esteio com cadastro em alguma UBS do Município

Como acessar: Através do telefone gratuito 0800-888-9622

Quando: Durante 24 horas por dia, sete dias por semana

Casos em que o serviço pode ser acessado: Quando não houver emergência ou risco de morte para o paciente. Entre as situações que podem ser atendidas virtualmente estão quadros de diarreia, dor de garganta, dor de cabeça, febre e dor lombar. O serviço também pode ser usado para pedido de renovação de receita, desde que o paciente tenha realizado consulta presencial nos últimos 12 meses



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