A qualidade do ar em Esteio será analisada com frequência pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente em um projeto que terá parceria da JCTM Comércio e Tecnologia Ltda, empresa que pertence ao grupo Acoem, organização que tem experiência de três décadas em monitoramento ambiental.
A ordem de início foi assinada na tarde desta terça-feira (11) pelo prefeito Felipe Costella e pelo titular da SMDEMA, Francisco Alves, junto ao Arroio Sapucaia, na Avenida Brasil. Também firmaram o documento, o servidor da pasta Ademir Souza Júnior, que será fiscal do contrato, e o diretor-geral da Acoem, Henrique Jerônimo Abrão.
Dois pontos fixos do município serão definidos para a coleta e análise dados a cada três meses com o uso de equipamentos, softwares e profissionais da JCTM/Acoem. Inicialmente, um terceiro aparelho também realizaria medições trimestrais em pontos móveis, mas a empresa contratada fará a cedência do instrumento para a SMDEMA por um ano. Com isso, será possível fazer avaliações da qualidade do ar com frequência bem menor, o que possibilitará a tomada de decisões e o encaminhamento de soluções. Técnicos da pasta serão capacitados para usar os equipamentos e softwares necessários.
Além da análise da presença de gás e particulados no ar esteiense, prevista no contrato inicial, será possível, também, fazer medições de temperatura e direção dos ventos.
Logo após as assinaturas, o prefeito fez um agradecimento à Acoem pelo empréstimo e destacou a importância do projeto. “Hoje, estamos dando um passo importante. As pessoas esperavam isso em nosso município e, agora, a gente vai poder entregar um resultado eficiente, com dados, números e gráficos, tudo que a sociedade espera, o que vai permitir que a gente tenha uma qualidade do ar 100%”, disse.
Para a realização do projeto, a Administração Municipal investirá R$ 172,8 mil por um trabalho de um ano, que poderá ser prorrogado. A JCTM/Acoem foi selecionada em processo licitatório.
0 Comentários