CACHOEIRINHA: Alunas da Escola Presidente Kennedy são premiadas por projeto sobre uso racional de medicamentos






O projeto fez parte da trilha do conhecimento da saúde no Ensino Médio e incentivou os estudantes a realizarem intervenções criativas sobre o tema.

Texto e foto: Laura Madeira - Edição: Vanessa Martins

A Escola Presidente Kennedy, popularmente conhecida como Escola Polivalente, teve alunos premiados em um projeto estadual voltado à conscientização sobre o uso racional de medicamentos. O projeto fez parte da trilha do conhecimento da saúde no Ensino Médio e incentivou os estudantes a realizarem intervenções criativas sobre o tema.

A iniciativa foi conduzida pela professora Patrícia, responsável pelas aulas ligadas à área da saúde. Michele Souza de Oliveira, vice-diretora da escola, destacou a relevância do projeto na formação dos estudantes: “elas precisam sair do Ensino Médio cientes e conscientes. Se repensar no uso de medicamentos tem toda a influência na saúde, na qualidade de vida e em todo esse contexto”.

Uso consciente de medicamentos e impacto na sociedade

O programa Farmácia Vai à Escola, do Governo do Estado, incentiva a conscientização da comunidade escolar sobre o uso correto de medicamentos e o impacto ambiental do descarte inadequado. Taís Schadek, coordenadora regional de Saúde da 1ª CRS, enfatizou a importância desse tipo de iniciativa para a sociedade e para o futuro dos estudantes: "esse projeto perpassa diversas áreas que a gente nem imagina, impactando a sociedade, os estudantes e até despertando o interesse por profissões ligadas à saúde”.

As alunas premiadas desenvolveram seus projetos com diferentes abordagens criativas. Rafaela Paim escreveu um poema sobre o tema, enquanto Elisa Teixeira utilizou a fotografia para ilustrar a escolha entre uma vida saudável e o consumo indiscriminado de medicamentos. "Na fotografia, consegui deixar bem clara a importância da saúde. Usei frutas e remédios como duas opções e destaquei, pelas cores, um caminho mais positivo", explicou Elisa.

Já Rafaela escolheu a escrita como forma de expressão: "achei melhor expressar o tema através das palavras, porque consegui trazer o impacto da conscientização sobre o uso adequado dos medicamentos”.

Reconhecimento e impacto do projeto

A premiação, além de valorizar o esforço dos estudantes, também destacou o trabalho realizado pela Farmácia Municipal de Cachoeirinha, que atende cerca de 600 pacientes por dia.

A Secretária Municipal de Saúde, Bianca Breier, destacou a relevância do projeto. "Com a campanha 'Farmácia vai à Escola', estamos contribuindo para a construção de uma geração mais responsável com a própria saúde e com o meio ambiente, promovendo o uso adequado e o descarte correto dos medicamentos", afirmou.

O reconhecimento do projeto reforça a importância da educação para a promoção da saúde e da qualidade de vida, incentivando novas gerações a adotarem práticas mais conscientes no uso de medicamentos.


Postar um comentário

0 Comentários