A Prefeitura de Cachoeirinha continua oferecendo oportunidades de educação para jovens e adultos, garantindo a inclusão e o acesso à formação de qualidade.
Texto: Carol Candido - fotos: SMED/Divulgação
A Prefeitura de Cachoeirinha através da Secretaria de Educação segue com o compromisso de garantir acesso à educação para aqueles que não conseguiram concluir seus estudos na idade regular. Atualmente, o município conta com três escolas que oferecem o programa: EMEB Wilkens, EMEB Portugal e EMEB Zanchetta.
Atualmente, o EJA atende a cerca de 190 alunos no total.
Conforme a secretária de Educação Isabel Fonseca, é importante destacar que, apesar de o número de vagas ser grande, a abertura de turmas depende da quantidade mínima de alunos por módulo (20 alunos).
“Este requisito às vezes impede a formação de blocos em algumas escolas. A Secretaria de Educação está acompanhando esse cenário desde 2023 e mantém diálogo constante com as escolas para encontrar soluções” explicou a secretária.
A SITUAÇÃO SOBRE INFROMAÇÕES SOBRE FECHAMENTO DE ESCOLAS E REMANEJAMENTO DE VAGAS
A secretária de Educação afirma ainda que não haverá fechamento de escolas que ofereçam EJA neste semestre. “A única escola que passou por fechamento no ano passado foi a EMEB Alzira, e os alunos foram remanejados para outras unidades, com transporte garantido”, explicou. Caso alguma unidade não consiga formar blocos devido ao número insuficiente de alunos, esses estudantes serão alocados em outras escolas e também contarão com transporte gratuito para garantir o acesso às aulas.
SERVIÇO
O EJA é voltado principalmente para jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na idade regular. No entanto, a demanda tem aumentado, com muitos adolescentes que enfrentam dificuldades no ensino regular (diurno). A Secretaria de Educação está avaliando a possibilidade de oferecer turmas de EJA no período diurno para atender essa demanda.
A faixa etária mínima para ingressar no EJA é 15 anos, sem limite máximo de idade. Para se matricular, o interessado deve manifestar o desejo de participar e realizar a inscrição através do site da Prefeitura, central de matrículas ou diretamente na escola.
0 Comentários