Por André Guterres via Info do Vale
Cachoeirinha, situada na região metropolitana de Porto Alegre, conta com uma iniciativa que faz a diferença na vida de quem enfrenta dificuldades sociais e emocionais: o Restaurante Popular. Esta iniciativa, conduzida pela Prefeitura de Cachoeirinha, através da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, oferece almoços saudáveis e acessíveis por apenas R$ 1, com o restante do valor custeado pela administração municipal. Cachoeirinha é uma das pouquíssimas cidades do Rio Grande do Sul que ainda mantém um restaurante popular.
Almoço de Natal: Celebração e solidariedade
Na última segunda-feira (23), o Restaurante Popular organizou um especial Almoço de Natal, servindo no cardápio frango assado, arroz, feijão-vermelho, salada de maionese e salada mista. A sobremesa foi melancia e suco de acompanhamento.
“O Restaurante Popular é um espaço que vai além da alimentação. Ele representa um ponto de encontro para muitas pessoas que buscam dignidade e acolhimento. Estamos felizes em proporcionar momentos como este, especialmente em datas tão significativas como o Natal”, afirmou o Secretário Municipal de Assistência Social, Nerisson Oliveira.
Alimentação saudável e preço acessível
Aberto de segunda a sexta-feira, das 11h30 às 13h, na Rua Imbuí, número 46, o Restaurante Popular atende diariamente cerca de 100 pessoas. O valor simbólico de R$ 1 por refeição garante inclusão e dignidade aos frequentadores, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade.
O cardápio é elaborado para oferecer uma alimentação nutritiva, garantindo o bem-estar da população atendida. A programação também inclui menus especiais em outras datas comemorativas, como Páscoa, Dia das Mães, aniversário da cidade e Semana Farroupilha, reforçando o papel acolhedor e comunitário do serviço.
“Este projeto é um exemplo do que podemos fazer quando colocamos as pessoas em primeiro lugar. Garantir alimentação de qualidade a quem precisa é nosso compromisso com a população de Cachoeirinha”, destacou o Prefeito Cristian.
Para utilizar o serviço, é preciso ser morador do município, fazer o cadastro em um dos CRAS da cidade (confira os endereços abaixo), ou no Albergue Municipal, em caso de ser morador em situação de rua, e passar pela avaliação socioeconômica.
CRAS Wilkens
Rua Anita Garibaldi, 273 - Bairro Carlos Wilkens
Fone: (51) 3441-4465
CRAS Colinas
Rua Guaianás, 740 - Bairro Jardim Colinas
Fone: (51) 3438.1079
CRAS Jardim Bethânia
Rua Itapeva, 160 - Jardim Betânia
Fone: (51) 3041.6282
CRAS Anair
Rua Estrela, 50 - Bairro Anair - CEP: 94955-150 - Cachoeirinha / RS
Fone: (51) 3041-6276
0 Comentários