Foto: Ederson Nunes/CMPA
Por André Guterres/Info do Vale
Ex-governador do Rio Grande do Sul e ex-prefeito de Porto Alegre falece aos 97 anos, marcando a história política do Brasil.
Morreu, às 2h40 desta terça-feira (24/12), Alceu Collares, ex-governador do Rio Grande do Sul e ex-prefeito de Porto Alegre. Figura icônica da política brasileira, Collares foi diagnosticado com enfisema pulmonar há oito anos e estava internado no Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, desde o último dia 16, após apresentar um quadro de pneumonia. A causa da morte foi falência múltipla de órgãos, conforme nota oficial divulgada pelo hospital.
Em comunicado, o Hospital Mãe de Deus expressou pesar pelo falecimento do político:
“Aos 97 anos, ele havia sido internado no dia 16 de dezembro. Consternados, expressamos nossas condolências à família e amigos, compartilhando a dor pela perda.”
A família de Collares ainda não informou detalhes sobre o velório e sepultamento.
Pioneirismo na política brasileira
Alceu de Deus Collares nasceu em 1927, na localidade de Povo Novo, em Bagé. Filho de uma família humilde, trabalhou na infância como vendedor de frutas para ajudar no sustento familiar. Na juventude, ensaiou uma carreira no futebol como volante do Grêmio Esportivo Bagé, mas sua vocação o levou ao Direito, formando-se pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Collares começou sua trajetória política em 1962, quando foi eleito vereador em Porto Alegre. Durante a ditadura militar, integrou o MDB e, posteriormente, ajudou a fundar o PDT ao lado de Leonel Brizola.
Em 1986, Collares foi eleito prefeito de Porto Alegre, tornando-se o primeiro negro a assumir o comando da capital gaúcha. Seu mandato, que durou até 1989, foi marcado por ações voltadas à inclusão social e à melhoria da infraestrutura urbana.
Em 1991, Collares fez história novamente ao assumir como o primeiro negro a governar o Rio Grande do Sul, cargo que ocupou até 1994. Durante seu mandato, destacou-se por políticas públicas voltadas ao desenvolvimento social e econômico, reforçando seu legado de pioneirismo e compromisso com a igualdade.
0 Comentários