Além da Copa Kylix, evento reunirá produtores da bebida, shows de bandas e torneio de clãs
A Copa Kylix, maior concurso de hidromel do Brasil, integra a programação da primeira edição do Meadieval Festival, evento que movimentará o Bier Garden da Clandestina Craft Beer, em Estância Velha, nos dias 07 e 08 de dezembro. A competição que possui as modalidades de produtores caseiros e comerciais acontece em quatro etapas: inscrição, recebimento de amostras, julgamentos e divulgação do resultado. A Copa Kylix, que chega em sua quinta edição, é promovida pela Associação Sul Brasileira de Produtores de Hidromel (ASH). Os julgamentos dos participantes acontecem nos dias 06 e 07 de dezembro e os vencedores serão conhecidos no dia 08 de dezembro.
Além do concurso de hidromel, o Meadieval Festival reúne a presença de diversos produtores da bebida, com shows de bandas, feira de expositores e jogos de clãs (confira a programação abaixo). Para participar, é necessário adquirir ingresso pelo site Sympla, com valores que partem de R$30 + taxas. O convite é aberto para toda a comunidade. O evento também será um ponto de coleta de doações para os atingidos pelas enchentes.
Para Felipe Nogueira, produtor de hidromel, atual tesoureiro da ASH e sócio-organizador do Meadieval Festival, o evento tem a intenção de fomentar o mercado hidromeleiro no Rio Grande do Sul e apresentar ao público em geral a bebida hidromel através de um festival com diversos produtores, atrações, músicas e atividades. Além disso, visa incentivar a cena artística gaúcha com sete bandas e pequenos expositores prejudicados durantes as enchentes.
Ele também afirma que o evento reunirá o público de todas as regiões do Rio Grande do Sul e também de outros estados do país, como São Paulo, Santa Catarina e Paraná. “O nosso objetivo é justamente de fomentar o mercado e promover o hidromel e sua cultura. Temos uma expectativa de mil pessoas nos dois dias. Considerando todo o giro financeiro do evento incluindo expositores, consumo do público e atrações estima-se em 50 mil reais”, prevê Nogueira.
Maycon Senna, diretor da Associação Sul Brasileira de Produtores de Hidromel, compartilha do mesmo sentimento. Ele expressa que a Copa Kylix, em sua quinta edição, é peça central para fomentar a produção de hidromel, reunindo juízes, produtores e consumidores, que nessa edição ainda contará com um evento hidromeleiro.
“Apenas produtores e seus entornos conhecem a bebida, que foram muito das vezes influenciados pelo movimento da cerveja artesanal e pela cultura geek, restringido ainda a poucos lugares e poucas prateleiras. Queremos que cada vez mais as pessoas conheçam a bebida e assim se deslumbrem com a imensa variedade de aromas, sabores e como o hidromel é versátil e pode atingir diversos paladares e momentos gastronômicos”, conclui Senna.
VENCEDORES DA COPA KYLIX 2023 CONTAM SUAS EXPERIÊNCIAS
O produtor de hidromel Maurício Ferreira, de Arroio Grande, ganhou medalha de ouro na categoria de produção caseira, na última edição do Copa Kylix. Ele comenta que a diversidade da bebida faz com que cada produtor utilize diferentes ingredientes e métodos variados, resultando em hidroméis únicos. “O concurso permite que todo este esforço seja avaliado para que o produtor possa fazer melhores escolhas baseado no retorno dos juízes, além de reunir a comunidade e facilitar a troca de experiências entre os participantes”, afirma.
Para o vencedor de bronze na categoria comercial, também na edição do ano passado, João Guilherme Bragaia, de Bauru/SP, enviar uma amostra para um concurso é uma excelente forma de avaliar a qualidade do seu hidromel e divulgar a sua própria marca.
Henrique Correa Leite, da capital paranaense, que foi o vencedor da categoria comercial e ainda levou a medalha de ouro “The Best of Show” em 2023, destaca outros dois aspectos. “Uma medalha ou premiação em um evento de renome nacional pode abrir portas para novos mercados, incluindo exportação, grandes distribuidores e lojas especializadas, o que representa um passo significativo para a expansão do negócio. Esses eventos também promovem networking e aprendizado, reunindo produtores de diversas regiões do país e possibilitando o intercâmbio de experiências e técnicas”, enaltece.
O QUE É O HIDROMEL
Bebida alcoólica feita de mel, similar ao vinho e a cerveja. Conhecida como a “bebida dos vikings” e muito associada ao período medieval.
O PROCESSO DE PRODUÇÃO DO HIDROMEL
A produção parte da colheita do mel pelos apicultores, a preparação dos ingredientes, a mostura (que é o processo de "cozinhar" ou "misturar" os ingredientes), a fermentação que leva de 20 à 45 dias, em que os açúcares se transformam em álcool, e então a maturação (o "envelhecimento") que, como em um vinho, pode ser de dois meses até décadas, dependendo do estilo ou receita.
PROGRAMAÇÃO
- Cinco marcas de hidroméis gaúchos: Clandestina (Estância Velha), Norseman (Novo Hamburgo), Triluna (Porto Alegre), Santos Reis (Porto Alegre) e Vigano (Caxias do Sul);
- Copa Kylix: maior concurso de hidromel do Brasil;
- Torneio de Clãs (equipes) com brincadeiras como Beberrão (quem beber mais rápido hidromel);
- Atividades abertas ao público como Swordplay (duelo de espadas), Arremesso de Machados e Arqueria (arco e flecha);
- Tatuagem no evento;
- Expositores de artesanato;
- Playground com espaço kids;
- Sete bandas que tocarão ao vivo entre os dois dias.
BANDAS:
Sábado (07/11):
15h30 - Woody Lusa (rock)
17h00 - Zombierela (cover Misfits)
18h30 - Madness (cover Iron Maiden)
20h00 - Asator (cover Amon Amarth)
Domingo (08/11):
14h30 - Roquebah (rock)
16h00 - Eternal Knight (metal autoral)
18h30 - L'odissea (metal sinfônico)
PROGRAME-SE:
- O quê: Meadieval Festival – festival de hidromel com cinco hidromelarias, sete bandas e muitas atividades como arremesso de machado, arqueria, swordplay, torneio de clãs e o maior concurso nacional de hidromel
- Quando: nos dias 07 e 08 de dezembro (sábado e domingo)
- Onde: no Bier Garden da Clandestina Craft Beer (Avenida Presidente Vargas, 1935, Sol Nascente, Estância Velha/RS
- Ingressos: pelo Sympla (https://www.sympla.com.br/meadieval-festival/2650950)
CRÉDITOS DAS FOTOS: Christiano Bonete (bebidas)
0 Comentários