Câmara de Vereadores de Cachoeirinha passa por maior renovação em anos; mulheres ganham destaque





A eleição realizada no último domingo trouxe uma significativa renovação para a Câmara Municipal de Cachoeirinha. Dos 17 vereadores eleitos, 10 assumirão o cargo pela primeira vez, representando a maior mudança no Legislativo local em anos. Além disso, pela primeira vez na história, quatro mulheres foram eleitas para compor a casa, com destaque para Jussara Caçapava (Avante), a vereadora mais votada da história da cidade, que conquistou 2.509 votos.


MDB lidera com maior bancada


O MDB, partido do prefeito reeleito Cristian Wasem, consolidou sua força na Câmara ao eleger a maior bancada, com cinco representantes. Dos eleitos, quatro são novos no cargo, refletindo o processo de renovação que marcou a eleição de 2024. Entre os nomes estão Cléo do Onze, Otoniel Gomes, Marcelinho, Zeca Transportes e Flávio Cabral.


Republicanos mantém força e Podemos surpreende


O Republicanos conquistou a segunda maior bancada, reconduzindo seus três vereadores atuais: Edison Cordeiro, atual presidente do Legislativo, Gilson Stuart e Sandra Regina, conhecida popularmente como Sandrinha. Já o Podemos surpreendeu ao garantir duas cadeiras na Câmara, elegendo Pricila Barra e Uilson Droppa, ambos estreantes no Legislativo. Droppa é um líder comunitário conhecido por seu trabalho no bairro Jardim do Bosque.


Progressistas e PT também garantem cadeiras


O Progressistas elegeu dois vereadores, sendo um deles o mais votado entre os homens: Tiago Eli, líder comunitário, que conquistou 2.324 votos. Claudine Silveira, esposa do delegado João Paulo, também foi eleita pela sigla. No campo da oposição, o PT assegurou duas cadeiras, com Léo da Costa, ativista ambiental e o mais votado de toda a cidade, obtendo expressivos 3.117 votos. Gustavo Almansa, que contou com o apoio de seu irmão, David Almansa, também foi eleito. A surpresa foi o fato de Léo ter feito mais do que o dobro de votos do irmão de David Almansa.


Outros partidos e destaques individuais


O PL garantiu a reeleição de Mano do Parque, que quase alcançou os 2.000 votos. Pelo PDT, Paulinho da Farmácia conseguiu manter sua cadeira no Legislativo, sendo o único reeleito de sua sigla. A expressiva votação de Jussara Caçapava, a vereadora mais votada da cidade, também marcou a eleição, elevando a presença feminina na casa legislativa a um novo patamar.

A causa animal que tinha no vereador Jordan um representante, acabou não elegendo nenhum candidato ligado ao tema, já que os votos do seguimento foram divididos entre os protetores que concorreram na disputa.


Composição final da Câmara de Vereadores de Cachoeirinha:


MDB - 5 vereadores:

- Cléo do Onze 
- Otoniel Gomes 
- Marcelinho
- Zeca Transportes 
- Flávio Cabral


Republicanos - 3 vereadores:

- Edison Cordeiro
- Gilson Stuart 
- Sandra Regina 


Progressistas - 2 vereadores:

- Tiago Eli 
- Claudine Silveira 


Podemos - 2 vereadores:
                                                                                                                                                
- Pricila Barra (1.170 votos)
- Uilson Droppa (1.020 votos)


PT - 2 vereadores:

- Léo da Costa (3.117 votos)
- Gustavo Almansa (1.491 votos)


Avante - 1 vereadora:

- Jussara Caçapava (2.509 votos)


PL - 1 vereador:

- Mano do Parque (1.921 votos)


PDT - 1 vereador:

- Paulinho da Farmácia (1.427 votos)


Postar um comentário

0 Comentários