Cachoeirinha: Retomado o mapeamento de locais com fios de internet e telefone em desuso







A Defesa Civil retomou nesta sexta-feira (18), o mapeamento de locais com fios de internet e telefone em desuso nos postes do município. Inicialmente, serão priorizadas as principais vias da cidade, que possuem um fluxo maior de veículos e pedestres. Após a conclusão do mapeamento, que deve ocorrer em até 20 dias, a Defesa Civil enviará relatório para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, que notificará as empresas provedoras de internet e telefone, além da RGE, para a retirada dos fios. Serão marcados mutirões para a remoção dos cabos aglomerados sem utilidade.

Em 2023, esse trabalho já havia sido realizado, com o mapeamento apontando 300 pontos críticos na cidade. Foram realizados cerca de 18 mutirões, com a retirada de 3,5 mil toneladas de fios.

Segundo o diretor da Defesa Civil, Vanderlei Marcos, esse trabalho é imprescindível, pois o emaranhado de cabos velhos pode danificar os novos e que estão em uso, além de evitar acidentes com pedestres, motoristas e ciclistas. "Quando o cabo fica frouxo, ele pode ser arrastado por um caminhão, que também leva junto as fibras que estão em pleno funcionamento. O resultado é prejuízo para a empresa dona daquele fio, já que o rompimento interrompe o fornecimento de internet para milhares de clientes por várias horas, até o conserto," salientou.

Vanderlei lembra que o munícipe que observar um poste em sua rua com um emaranhado de fios em desuso pode fazer uma denúncia através da Ouvidoria da Prefeitura. "Existe também o risco de curto-circuito, já que o excesso de cabos desordenados pode provocar algum problema na rede de energia elétrica. Contamos com o apoio da população para nos auxiliar neste trabalho", completou.

A Ouvidoria pode ser acessada de forma online, através do link AQUI ou pelo fone (51) 3041-7175 e pelo whatsapp (51) 99379-4149. Em caso de emergência, entre em contato com a Defesa Civil através do fone (51) 98034-2664.

REDAÇÃO: Gabriel Silveira
FOTO: Weslei Corrêa/PMC

Postar um comentário

0 Comentários