CACHOEIRINHA: Palestra sobre câncer de mama reúne 30 mulheres e fortalece ações de apoio no Centro Florescer





Evento abordou a importância do autocuidado e contou com a participação das Vitoriosas, que venderam produtos artesanais para sustentar atividades do grupo de apoio

Nesta última sexta-feira, dia 25, cerca de 30 pessoas participaram de uma palestra sobre prevenção e cuidados com o câncer de mama, promovida pelo Departamento de Políticas em Saúde da Mulher, o Centro Especializado à Mulher Florescer e o CRAS Anair. Durante o evento, as integrantes do grupo de apoio Vitoriosas, do Programa Viva Mulher, venderam produtos artesanais para ajudar a manter as atividades do grupo.

A palestra foi conduzida pela enfermeira Paula Ferrarese Tavares, coordenadora do Departamento de Políticas Públicas em Saúde da Mulher e do Homem da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Paula enfatizou que, embora o câncer de mama seja mais comum em mulheres acima dos 50 anos, ele pode afetar mulheres de qualquer idade. "É essencial que todas as mulheres se conheçam e saibam como se cuidar. O autoexame e a mamografia são fundamentais para a detecção precoce. A saúde da mulher deve ser prioridade em todas as etapas da vida", afirmou.

Paula explicou que fatores como menstruação precoce, menopausa tardia, ausência de amamentação, consumo de álcool e tabagismo aumentam os riscos de desenvolver a doença. Ela reforçou a importância da realização da mamografia anual a partir dos 50 anos e do autoexame regular.

Após a palestra, a psicóloga Ilda Nocchi, do Centro Florescer, organizou uma roda de conversa com as participantes, incluindo o grupo Vitoriosas, que compartilhou experiências e destacou o papel do centro especializado em momentos de fragilidade. Ilda ressaltou ainda que o Florescer oferece apoio a mulheres em situação de violência, com serviços de acolhimento, apoio psicológico e transporte para consultas e exames. 

O centro está localizado na Avenida Francisco Brochado da Rocha, número 1020, e os agendamentos podem ser feitos pelo telefone (51) 98031-7313.

Postar um comentário

0 Comentários