Três décadas sem Francisco de Medeiros: O prefeito mais popular de Cachoeirinha







Francisco de Medeiros - foto: arquivo da família



No dia 24 de julho de 1994, a cidade de Cachoeirinha perdeu seu prefeito mais popular, Francisco de Medeiros, em um trágico acidente. Medeiros faleceu ao ser atropelado na ponte de entrada da cidade, uma travessia que hoje leva seu nome em homenagem.

Francisco de Medeiros era amplamente conhecido por sua proximidade com o povo. Ele circulava livremente pelas ruas, mantinha seu gabinete de portas abertas e comunicava-se de forma direta e acessível. Sua popularidade entre os eleitores era tamanha que, em 1990, foi praticamente eleito deputado estadual pelo PMDB (atual MDB) apenas com os votos dos moradores de Cachoeirinha. Dois anos depois, foi novamente eleito prefeito, assumindo o cargo em 1º de janeiro de 1993.

Medeiros deixou um legado não só político, mas também familiar. Sua esposa, Dona Maria Medeiros, e suas filhas, Isabel, Isamara e Fabi, continuam sua memória. Fabi é casada com o atual prefeito, Cristian Wasem, que, assim como Medeiros, é conhecido por sua proximidade com a população e é filiado ao mesmo partido.

Na sessão legislativa desta terça-feira, 23 de julho, o líder de governo, vereador Otoniel Gomes (MDB), solicitou uma menção especial sobre o falecimento de Medeiros. O presidente da Câmara, vereador Edison Cordeiro, declarou: "Amanhã faz 30 anos que Cachoeirinha perdeu o saudoso prefeito Francisco de Medeiros, o maior símbolo político da cidade."

O prefeito Cristian Wasem, comentou: "Eu não tive oportunidade de conhecer meu sogro, mas não há canto da nossa cidade que não ouça histórias sobre o seu legado. Medeiros era um político diferenciado, um legítimo homem do povo".

O presidente municipal do MDB, o advogado André Lima de Moraes, destacou que Medeiros além de ser o prefeito mais lembrado da história da cidade, ainda é uma forte referência a todo corpo político pelo seu trabalho em prol da população.

O vice-governador Gabriel Souza (MDB) também prestou sua homenagem, destacando: "Medeiros foi um dos grandes políticos do MDB do Rio Grande do Sul, uma liderança nata que deixou sua marca na história do partido e da região metropolitana."

A perda precoce de Francisco de Medeiros deixou marcas profundas em Cachoeirinha, mas seu legado e seu trabalho em prol da cidade estão registrados de forma indelével na história local.

Por André Guterres/Info do Vale
Publicado em 24/07/2024 - 07:14

Postar um comentário

0 Comentários