Foto: divulgação MP/RS
Em uma operação do 4° Núcleo Regional – Litoral – do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público do Rio Grande do Sul, com o apoio da Polícia Civil, foi desencadeada para investigar alegações de desvio de doações destinadas às vítimas de enchentes na cidade de Palmares do Sul. A ação ocorreu neste sábado, 8 de junho.
O vereador Filipe Lang (PT), com aspirações à prefeitura, foi detido em flagrante durante a operação. Em sua residência, as autoridades encontraram um revólver sem registro adequado. Lang defendeu-se alegando que a arma era uma herança familiar antiga.
Sob coordenação do promotor Mauro Rockenbach, a operação também visou outro político, Polon Backes de Oliveira (União Brasil), pré-candidato a vice-prefeito de Lang. Foram executados 11 mandados de busca e apreensão, resultando na apreensão de celulares, R$ 15 mil em espécie, e outros itens relevantes para a investigação.
Segundo Rockenbach, há evidências de que as doações podem ter sido direcionadas para fins eleitorais, beneficiando famílias não afetadas pelas enchentes. A operação levanta questões críticas sobre a gestão de doações em situações de calamidade.
A Polícia Civil confirmou a prisão e a apreensão de diversos itens, incluindo a arma irregular e uma quantidade significativa de donativos. A instituição reitera seu compromisso com a correta distribuição de recursos em tempos de necessidade.
A ação foi notícia em grandes portais de notícias de alcance nacional, como o jornal O Globo (veja aqui).
Por André Guterres/Info do Vale
0 Comentários