Ministério Público investiga suposto desvio de doações em ONG de Cachoeirinha para fins políticos

 


ONG mantida pelo vereador Deoclécio Mello foi o alvo da operação que investiga suposto desvio de doações


O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio Grande do Sul (GAECO/MPRS) investiga desvio de doações em uma ONG do município de Cachoeirinha. A medida ocorre depois que a instituição realizou, no domingo passado, dia 19, uma operação para cumprir mandados de busca e apreensão em um depósito na cidade.

No momento, documentos, celulares e mídias estão sendo analisados, além de outros procedimentos adotados contra a ação criminosa motivada para fins políticos. Três suspeitos são alvo do MPRS e a apuração é realizada depois que o GAECO recebeu uma denúncia sobre a irregularidade: dois dias antes da ação, uma carreta transportando donativos de outro estado foi descarregada em um depósito que não é um ponto de coleta oficial.

Após uma apuração inicial do Núcleo de Inteligência do MPRS (NIMP), foi obtida autorização judicial e montada a operação. Foram detectados fortes indicativos da apropriação indevida pelos suspeitos, que têm envolvimento com a política no município. O trabalho é coordenado pelos promotores de Justiça do GAECO André Dal Molin, coordenador do grupo, e Maristela Schneider, responsável pelo Núcleo Regional – Metropolitana.


O alvo da operação do MP

A ONG que está sendo investigada é a Vida Viva, fundada pelo vereador Deoclécio Mello, conforme divulgado na última semana por blogs e sites de notícias da região, como o Fala Pensador, Conexão Metropolitana do jornalista Fábio BorgesO Seguinte e O Repórter.

A filha do vereador e diretora da ONG, Aline Mello, declarou a Fábio Borges o seguinte posiciomento: "Fico surpresa e ao mesmo tempo triste com a maldade do ser humano por trás dessas falsas denúncias, atrapalhando nosso trabalho voluntário que visa ajudar as pessoas que precisam, principalmente num momento tão trágico como esse"

A questão política

Almansa, Deoclécio e o ministro Pimenta 
Foto: arquivo pessoal/David Almansa

Atualmente no PSDB, o vereador Deoclécio está participando ativamente do bloco de oposição na cidade, onde o PT está no comando. Deoclécio acompanha o vereador David Almansa (PT), que é pré-candidato a prefeito em diversos eventos e atividades, como a visita do ministro Paulo Pimenta em Cachoeirinha para ver os estragos das inundações.

Será que essa investigação do Ministério Público pode desmanchar essa parceria?


Com informações do Ministério Público/RS
Foto: divulgação MP



Postar um comentário

0 Comentários