Hospital Dom João Becker vai iniciar as obras do banco de coleta de sangue de Gravataí



Por Nelson Machado Dutra Filho - foto: divulgação

Depois das novas UTI e Emergência, entre outros avanços importantes na saúde, chegou a vez do tão aguardado Posto de Coleta de Sangue do Hospital Dom João Becker. Nessa segunda-feira (20), autoridades municipais, entre elas o prefeito Luiz Zaffalon, estiveram reunidas com a dirigentes da Santa Casa para apresentação do projeto. O Posto será construído no que hoje é o primeiro andar da antiga residência das irmãs, na avenida Dr. Luiz Bastos do Prado, aos fundos do HDJB.

Iniciativa conjunta, que mobilizou várias frentes, a obra recebeu recursos oriundos de emenda do deputado federal Danrlei Hinterholz. O parlamentar destinou R$ 1 milhão para a construção. O projeto tem um custo estimado de R$ 835.927,64 e contempla serviços gerais, alvenarias e divisórias, piso, instalações hidráulicas e elétricas, climatização, acessibilidade, ou seja, todos os aspectos ligados a obra civil e maquinário. O valor que irá sobrar será investido na relocação de materiais e documentos, pois o local hoje abriga almoxarifado e arquivo do HDJB.

A nova estrutura vai contemplar sala de triagem clínica e hematológica, três estações de coleta, sala de recuperação e sala de lanche, além de espaços administrativos e reservados à assistência. Ao todo, está prevista uma área construída de 150m². A construção deve começar nas próximas semanas e vai avançar em ritmo acelerado, com previsão de 60 dias para execução da fase de obra civil e de maquinário.

Também estiveram presentes no encontro o vice-prefeito Levi Melo, o secretário municipal da saúde, Régis Fonseca, a vereadora Anna Beatriz e o ex-vereador, Dimas Costa, além de toda a direção do HDJB e membros do setor de projetos e engenharia da Santa Casa. A obra conta com o importante apoio do poder público municipal, via prefeitura e câmara de vereadores, que têm proporcionado celeridade com as questões burocráticas.

NECESSIDADE - Anseio antigo de Gravataí, o Posto de Coleta de Sangue será mais uma quebra de paradigma na saúde da região. Mesmo com o crescimento demográfico exponencial, que já justificaria uma estrutura como essa, os doadores do município ainda precisam se deslocar a Porto Alegre para a coleta. Em parceria com a Sogil, todos os meses o Dom João Becker organiza caravana de voluntários para o Banco de Sangue da Santa Casa. Para atingir o equilíbrio e poder atender a demanda local, o Dom João Becker necessita de, pelo menos, 250 bolsas de sangue por mês. Com o Posto de Coleta essa meta deverá ser alcançada e até superada, contando com a solidariedade dos gravataienses.

Manifestações das autoridades durante apresentação do projeto:

ANTONIO WESTON
(Superintendente do HDJB)

"O posto de coleta de Sangue do Hospital Dom João Becker será mais uma importante entrega para Gravataí. A solidariedade é marca da população gravataiense e com a construção dessa estrutura temos convicção de que o volume de doadores locais irá se multiplicar, possibilitando salvar ainda mais vidas"

LUIZ ZAFFALON
(Prefeito de Gravataí)

"É significativo esse anúncio. Toda a cidade ganha com essa unidade de coleta de sangue, com grande potencial para a captação de mais doadores. É mais um sonho se tornando realidade para a saúde de Gravataí"



LEVI MELO
(Vice-Prefeito de Gravataí)

"Em 2012, tentamos implementar um banco de sangue, mas não avançamos. Com o passar do tempo, o hospital se reestruturou e hoje realiza procedimentos cirúrgicos de grande porte, que demandam o aporte sanguíneo. Em 2022 voltei a conversar com o Dr. Antonio Weston para ver a possibilidade de um posto e em meio a isso surgiu a possibilidade de emenda do deputado Danrlei. Foi perfeito".


RÉGIS FONSECA
(Secretário Municipal de Saúde de Gravataí)

"Quando a gente tem esse espírito de casa aberta, conversando com todos os agentes políticos e sempre pensando no bem maior da cidade, conseguimos materializar iniciativas como essa. Só aqui no Becker já conseguimos ter nova UTI, nova Emergencia, Centro de Endoscopia, nova Area de Ensino e Pesquisa e agora o tão aguardado Posto de Coleta de Sangue".


ANNA BEATRIZ
(Vereadora de Gravataí)

"Com essa questão da enchente, teve muita gente querendo doar em Gravataí, mas estávamos ilhados. Quando o Danrlei e o Dimas me falaram sobre a emenda, na hora pensei em investir na saúde, pois temos essa demanda histórica. A política boa é aquela que salva vidas"


DIMAS COSTA
(ex-vereador de Gravataí e secretário-adjunto dos Esportes do RS)

"Nós fomos adversários na última eleição, mas quero agradecer ao prefeito Zaffalon por ter aceito a nossa emenda, porque se é para ajudar Gravataí a gente está junto. Quando todos puxam para o mesmo lado e deixam as diferenças para resolver depois, a cidade ganha".





Postar um comentário

0 Comentários