Por Laura Madeira - Edição: Vanessa Martins - Foto:divulgação/PMC
A ação foi realizada pela Secretaria Municipal de Habitação junto a proprietários, com contratos de compra e venda em áreas regularizadas pela prefeitura, permitindo que eles quitem ou refinanciem suas dívidas.
A Secretaria Municipal de Habitação, através da Coordenadoria de Regularização Fundiária, realizou mais de 100 negociações a partir do Programa de Recuperação de Crédito Habitacional, Procrede, arrecadando mais de um milhão de reais a partir de negociações entre quitações e renegociações de débitos vencidos. As áreas contempladas pela iniciativa foram a Vila da Paz, Jardim Conquista, bairro City, Cohab, Parque da Matriz e bairro Fátima.
O Procrede visa proporcionar uma oportunidade para os residentes do município que possuem contratos de compra e venda em áreas regularizadas pela prefeitura, permitindo que eles quitem ou refinanciem suas dívidas com condições favoráveis. Um dos pontos importantes da ação é a flexibilidade oferecida aos participantes, permitindo que escolham entre quitar suas dívidas de uma vez só ou optar por parcelamentos que se adequem às suas condições financeiras. A procura inicial pelo Procrede começou em novembro e dezembro de 2023, mas foi nos meses seguintes, especialmente em janeiro e fevereiro, que a demanda disparou, evidenciando a relevância e o impacto positivo do programa.
Atualmente, os moradores que optaram pelo pagamento à vista estão recebendo os Termos de Quitação, enquanto a maioria das negociações foram feitas em parcelas que variam de 12 a 48 vezes, proporcionando uma maior acessibilidade aos participantes.
É importante ressaltar que a Lei 5002/2023, que viabilizou o Procrede, teve efeito temporário e expirou no final de fevereiro. "Diante do sucesso alcançado e da crescente demanda por novas negociações, a Secretaria de Habitação está encaminhando novamente o programa à Câmara Municipal em busca de uma nova autorização, reiterando o compromisso do governo municipal em promover o bem-estar e a estabilidade financeira da população de Cachoeirinha." destacou a secretária Municipal de Habitação, Neka Fagundes .
0 Comentários