CACHOEIRINHA | Prefeitura detecta falha em processo de compra de alimentos e abre sindicância







Prefeitura de Cachoeirinha emitiu nota nesta terça-feira, 28, sobre uma possível irregularidade detectada em compras emergenciais após as enchentes


Em resposta às recentes enchentes que afetaram a cidade de Cachoeirinha, onde 25 mil pessoas tiveram de sair de suas casas, a Prefeitura tomou medidas emergenciais para atender às necessidades das famílias desabrigadas. No entanto, surgiram preocupações sobre possíveis erros nos procedimentos de aquisição dos itens essenciais.

Em um comunicado oficial, a Prefeitura informou que a Contadoria Geral do município identificou irregularidades nos processos de compra antes da liquidação e pagamento. Como resultado, a administração municipal iniciou uma investigação interna.

A cronologia dos eventos divulgados na nota oficial e relacionados à apuração é a seguinte:

- 25/05/2024 (Sábado): O secretário de Gestão solicitou ao prefeito que averiguasse os procedimentos e condutas relacionados à aquisição dos produtos.

- 27/05/2024 (Segunda-feira): O prefeito encaminhou o processo à Procuradoria-Geral do Município para investigação.

- 27/05/2024 (Segunda-feira): O Procurador-Geral do Município enviou o caso à Unidade Central de Controle Interno (UCCI) para manifestação.

- 27/05/2024 (Segunda-feira): A UCCI comunicou ao Gabinete do Prefeito, apontando inconformidades específicas nos empenhos e recomendando a suspensão de futuros pagamentos à empresa envolvida. Um prazo de 10 dias foi concedido para que a empresa se manifestasse sobre as irregularidades apontadas.

- 27/05/2024 (Segunda-feira): O prefeito determinou a abertura de uma sindicância para investigar eventuais erros e responsabilidades nos processos administrativos mencionados no documento da UCCI.

- 28/05/2024 (Terça-feira): O prefeito ordenou à Fazenda a suspensão imediata de qualquer pagamento à empresa em questão.

O processo de sindicância foi formado e os membros devem iniciar em breve a análise dos dados deste processo de aquisição e dar um parecer se ocorreu alguma falha no andamento ou intencional, ocasionando ou não as devidas responsabilidades se for o caso.

Por André Guterres - Info do Vale - foto: André Guterres/arquivo pessoal

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