Nesta sexta-feira, 1º, Dia Mundial de Luta contra a Aids terá ação de saúde no Parcão de Gravataí



Das 9h às 15h, haverá testes rápidos, distribuição de preservativos e orientações gerais de saúde para a população



Nesta sexta-feira, 1º, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) contará com uma ação de saúde para marcar o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Organizada pelo Serviço de Assistência Especializada (SAE), a iniciativa ocorrerá no Parcão de Gravataí, das 9h às 15h, e contará com testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), distribuição de preservativos e orientações gerais de saúde para a população interessada.

A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids) é caracterizada pelo enfraquecimento do sistema imunológico, responsável pela defesa do organismo. Causada pelo vírus HIV, a doença não tem cura. O tratamento a pessoas vivendo com HIV/Aids, por sua vez, consiste no uso de medicamentos antirretrovirais. Conforme dados da UNAIDS, mais de 630 mil pessoas morreram de doenças relacionadas à Aids no mundo todo em 2022.

A ação alusiva à data também marca o início do Dezembro Vermelho, campanha que chama a atenção para a prevenção, sensibilização e assistência a pessoas vivendo com HIV/Aids e outras ISTs. Durante o mês, unidades de saúde estarão abertas aos sábados para diversas ações, com a intensificação de rodas de conversa e orientações de prevenção às infecções, bem como realizando testes rápidos - disponíveis em todas as 29 unidades de saúde municipais e sem a necessidade de agendamento prévio, os testes possibilitam o diagnóstico de quatro ISTs: HIV, sífilis e hepatites B e C.

De acordo com o Ministério da Saúde, as pessoas vivendo com HIV/Aids podem transmitir o vírus a outras pessoas por meio de relações sexuais sem proteção, quando não estiverem em tratamento regular, pelo compartilhamento de instrumentos perfurocortantes, da mãe para o bebê, na gestação, no parto ou no aleitamento materno, quando não estiverem em tratamento.


SAE


Para atendimento a pessoas com hepatites virais, pessoas vivendo com HIV e com tuberculose, a SMS conta com o Serviço de Assistência Especializada (SAE), composto por uma equipe multiprofissional. O local presta atendimento médico, com resolutividade diagnóstica, e oferece tratamento psicossocial, cuidados de enfermagem e assistência farmacêutica. Mais informações podem ser conferidas pelos telefones (51) 3600 - 7780 e 3600 - 7778.



Postar um comentário

0 Comentários