Procedimentos voltados ao Novembro Azul incluíram ultrassonografias de próstata, palestras de vasectomia e eletrocardiogramas
Visando reduzir as filas de espera e otimizar os atendimentos em algumas especialidades, a Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promoveu no último sábado, 25, um mutirão de exames no Centro Municipal de Saúde (CMS). Voltados ao Novembro Azul, campanha que sensibiliza para os cuidados com a saúde da população masculina, os procedimentos incluíram ultrassonografias de próstata, palestras sobre vasectomia e eletrocardiogramas.
Os exames foram voltados a pacientes que estavam aguardando na fila de encaminhamentos via Sistema de Encaminhamentos para Especialidades Médicas (Sisem), que foram comunicados por meio da Central de Marcação de Consultas (CMC). Para as ultrassonografias de próstata - exames que identificam e/ou avaliam lesões ou alterações na bexiga, próstata e vesículas seminais -, foram realizados ao menos 24 procedimentos.
Em eletrocardiogramas, por sua vez, outros 64 exames foram feitos. Os procedimentos analisam a saúde cardiovascular, com a possibilidade de detectar alguma anormalidade no coração. Por fim, houve palestras sobre vasectomia, procedimento destinado a homens que não desejam mais ter filhos - encaminhada via unidade de saúde, a cirurgia realizada no Hospital Dom João Becker (HDJB) é permitida àqueles com mais de 21 anos ou que tenham pelo menos dois filhos vivos.
Também houve, no mesmo dia, consultas de nutrição, com profissionais do Centro Especializado em Nutrição e Qualidade de Vida (Cenq). Das 8h às 17h, ao menos 20 pacientes foram atendidos, com atendimentos para diabéticos, hipertensos e outras comorbidades. Conforme a nutricionista Amanda Eifler, o objetivo era semelhante aos demais exames: agilizar a fila de espera e otimizar os atendimentos.
Centro Municipal de Saúde
Complexo de saúde especializado do município, o Centro Municipal de Saúde conta com diversos serviços à população. Com encaminhamentos via unidades de saúde, o espaço atende, em média, 7 mil pessoas mensalmente. Dentre os serviços que compõem o CMS, estão o Centro de Diagnóstico, o Centro de Nutrição e Qualidade de Vida (Cenq), o Centro de Atenção à Saúde do Idoso e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).
Além disso, o CMS possui o Centro de Especialidades Médicas, que oferece serviços de cardiologia, endocrinologia, pneumologia, dermatologia, gastroenterologia, nefrologia, neurologia, ortopedia, otorrinolaringologia, proctologia e urologia. Além disso, as especialidades de cardiologia, gastroenterologia, neonatologia, neurologia, otorrinolaringologia e pneumologia contam com atendimentos médicos pediátricos. O serviço também conta com fonoaudiólogo adulto e pediátrico, a partir dos 4 anos.
0 Comentários