Cerimônia de abertura contou com homenagem à atleta que dá nome ao campeonato
A emoção tomou conta do Ginásio Municipal na cerimônia de abertura da 3ª Copa Aline Fofonka de Voleibol. O evento, promovido pela Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL), ocorreu na manhã desta quarta-feira, 4, e contou com uma homenagem à atleta e professora que dá nome ao campeonato. Ao todo, 34 equipes participaram da competição, que foi disputada nas modalidades infantil e juvenil.
Durante a solenidade, todas as atletas se uniram em uma saudação a Aline Fofonka, entoando o nome da atleta e emocionando a família de Aline, que estava presente. “Esta festa era o que ela mais gostava, quero agradecer a todos pela força e apoio que estão nos dando”, agradeceu emocionada dona Noerci Fofonka, mãe da homenageada.
O prefeito Luiz Zaffalon agradeceu a todas as atletas que participaram e lindamente homenagearam Aline. “Não há maneira mais apropriada de homenageá-la do que desta forma. Esta emoção traz o propósito da vida dela ao presente. É assim que tornamos Aline eterna nos nossos corações, não só da família, mas da cidade de Gravataí”, disse com sentimento de gratidão.
Leandro Ferreira, secretário de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL), também se emocionou e disse que Aline estaria orgulhosa com o evento.
“Ver os professores engajados com o propósito de colocar em prática a atividade física, o voleibol, é muito satisfatório. A Aline estaria feliz e alegre vendo estas gurias aqui hoje. Nós estamos dando o nosso melhor, incentivando o esporte e buscando honrar o nome dela”, afirmou.
A diretora da Ulbra Campus Gravataí Simone Klein, que foi colega de Aline enquanto coordenadora do curso de Educação Física, disse que o evento é muito importante e já faz parte do calendário esportivo de Gravataí.
“A Copa teve um início tímido, mas hoje, na terceira edição, o evento é um sucesso. Nós queríamos, de alguma forma, retribuir tudo o que a Aline nos deixou aqui. É uma vitória ver estas quadras cheias. Isso significa que o esporte está sendo incentivado”, concluiu.
O legado de Aline
Aline Fofonka foi uma figura importante que colocou Gravataí no mapa do vôlei mundial nos anos 90. Pertencente a uma família de atletas e apaixonados por esportes, escreveu sua própria trajetória nas quadras e, anos mais tarde, nos bancos acadêmicos, levando todo seu conhecimento aos seus alunos.
Do Gensa, Aline seguiu para a Sogipa, mas sua postura firme e bem articulada já dava mostras de que sua maior contribuição ao esporte seria mesmo fora das quadras.
Aline faleceu em 2018, mas deixou um valioso legado aos seus alunos, amigos, familiares e para a comunidade gravataiense: a sua luta pela valorização do esporte em nossa cidade.
Texto: Douglas Glier Schütz e Felipe Bandeira Jardim - Foto: Vivian Anne
0 Comentários