Os trabalhos para a construção de 8,3 quilômetros de nova rede coletora de esgoto no bairro Vista Alegre começaram nesta segunda (02), com frentes de serviços na rua das Missões, Carlos Gomes, Travessa Liberdade e rua Planalto. Prevista no cronograma para 2024, a obra está sendo antecipada pela Ambiental Metrosul em ação conjunta com a prefeitura municipal a fim de agilizar a universalização do tratamento de esgoto e ampliar o acesso de cada vez mais pessoas a um saneamento de qualidade.
Junto à implantação da nova rede, a empresa também vai instalar em torno de 700 ramais de ligação de esgoto e terminais de inspeção e limpeza (TIL), estruturas essenciais para a conexão da ligação intradomiciliar (sistema interno da residência) com a rede pública. Com isso, aproximadamente 1,2 mil residências poderão ser conectadas ao sistema de esgotamento, atendendo em torno de 3 mil moradores que, por meio do tratamento de esgoto contarão com mais saúde e qualidade de vida. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos em quatro meses.
“Cada nova obra de saneamento que iniciamos, avançamos com o nosso propósito e reforçamos o compromisso que assumimos com o município e toda a população, além da importância e do significativo impacto que o tratamento de esgoto proporciona ao meio ambiente, contribuindo diretamente para a recuperação e preservação dos mananciais locais”, comenta o Gerente de Operações, Stenio Alves.
A empresa está tomando as providências para que as intervenções impactem o mínimo possível na rotina dos moradores. Conforme Stenio, estão programados encontros com lideranças comunitárias e entes públicos da região para apresentar a obra e sua importância, além de intensificar a comunicação junto aos moradores com o avanço dos trabalhos no bairro Vista Alegre. “Entendemos que as intervenções poderão causar transtornos temporários a uma parte dos moradores, mas reafirmamos que os benefícios serão permanentes para todas as pessoas”, conclui.
Ruas que receberão as intervenções: Ernesto Frield, Coroados, Iracema, Xavantes, Tupi, Sivério Manoel Da Silva, av. General Flores Da Cunha, Missões, Bento Gonzaga Ferreira, Nelson Oliveira Lopes, Travessa Liberdade, Carlos Gomes, Planalto, Sete Quedas, Laguna, av. José Brambila, Travessa Fernando Machado, Lindóia, Monte Castelo, Samuara, Redenção, Duarte Da Costa, Assunção, México, Aparecida, Manoel Da Rosa, Da Penha, Travessa Alegrete, Abrahão Lincoln, Av. Marechal Rondon.
A Ambiental Metrosul
Por meio da Parceria Público-Privada de saneamento, a Ambiental Metrosul, parceira da Corsan, faz a coleta, tratamento e disposição final dos esgotos de Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Eldorado do Sul, Esteio, Gravataí, Guaíba, Sapucaia do Sul e Viamão, trazendo mais saúde e qualidade de vida a uma população estimada em 1,7 milhão de pessoas.
Via Ascom - foto: divulgação
0 Comentários