Na última sexta-feira, dia 1º de setembro, as nutricionistas Clarisse Pinheiro, Marta Gaspary e Letícia Grzesczak, do setor de Alimentação Escolar da secretaria municipal de Educação de Cachoeirinha, visitaram o pavilhão da agricultura familiar na 46ª Expointer, em Esteio, a maior feira agropecuária da América Latina e uma das maiores do mundo.
SIGA o Info do Vale no Instagram (clique aqui) e no Facebook (clique aqui).
O objetivo da visita foi conhecer as agroindústrias para um novo catálogo de fornecedores, ampliar as possibilidades de aquisições de novos produtos na alimentação escolar, proporcionar um cardápio atrativo e com valor nutricional para os alunos e atender as orientações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).
Durante a visita, as nutricionistas conheceram diversas agroindústrias familiares que produzem os mais variados alimentos. Elas também conversaram com os produtores sobre os produtos disponíveis, os valores e os prazos de entrega.
Em 2023, o pavilhão da agricultura familiar da Expointer contou com 350 expositores de 170 municípios. O valor comercializado foi de R$ 8.673.429,12, superando a edição de 2022, considerada, até então, a maior da história.
"Estamos muito satisfeitas com o que vimos aqui na Expointer. Encontramos diversos produtos de qualidade, produzidos de forma artesanal e com valor nutricional elevado", disse Clarisse Pinheiro.
A secretária municipal de Educação, Isabel Fonseca, também destacou a importância da visita para a alimentação escolar. "A agricultura familiar é uma fonte importante de alimentos frescos e saudáveis para as nossas crianças. Com a possibilidade deste novo catálogo de fornecedores, vamos poder oferecer uma alimentação escolar ainda mais variada e nutritiva", afirmou ela.
A visita é um importante passo para a melhoria da alimentação das escolas da rede municipal de Cachoeirinha, com o objetivo claro de oferecer aos alunos um cardápio mais variado, atrativo e com maior valor nutricional.
Texto/foto: André Guterres
0 Comentários