Contratação de estagiárias do Magistério pelo município possibilitou o desenvolvimento de projetos voltados ao resgate de habilidades.
A Secretaria Municipal de Educação (Smed) está desenvolvendo projetos de recuperação de habilidades de alunos que se encontram em dificuldade na sua aprendizagem e requerem uma atenção especial. Para isso, por meio de convênio, no mês de julho foi iniciada a contratação de estagiários que estão concluindo o Curso Normal de Magistério e realizam sua prática docente nas turmas designadas, com acompanhamento da Supervisão de Estágio, Setor Pedagógico da escola e da Smed. Conforme a titular da Smed, Isabel Fonseca, as turmas para as quais os estagiários foram designados foram selecionadas por meio de informações obtidas mediante uma análise do desempenho dos estudantes da rede, nas avaliações diagnósticas desenvolvidas pelo município, seguido da avaliação realizada pelos profissionais de Psicopedagogia e, ainda, levando-se em conta a vulnerabilidade da comunidade onde a escola está inserida. “Dessa forma, o professor regente da turma desenvolve um projeto de acompanhamento e intervenção pedagógica a partir de um plano de ação com atendimento mais individualizado dos alunos, se necessário. Esta ação se faz necessária para o resgate de habilidades em defasagem por diversos motivos como, por exemplo, o contexto pós-pandêmico”.
Os estágios começaram no início de agosto e envolvem 17 alunas distribuídas nas EMEFs: Alzira Silveira Araújo, Assunção, Carlos Antônio Wilkens, Pres. Costa E Silva, Jardim Do Bosque, Maria Fausta Teixeira, Natálio Schlain, Papa João XXIII, Portugal, Prof. Ivo Antônio Rech, Prof. Osmar Stuart, Tiradentes e Vista Alegre. Cada professor envolvido elaborou seu plano de ação e a escola tem autonomia para gerenciar como se dará a prática, a partir da sua realidade. As atividades contemplam jogos diversos, interações lúdicas, uso de tecnologias, entre outras. Ao final do ano, as intervenções projetadas no plano de ação serão avaliadas.
Redação: Vanessa Martins
Foto: Larissa Ribeiro
0 Comentários