Na quinta-feira (21), ao meio-dia, uma blitz sobre o Setembro Amarelo foi realizada em frente ao Shopping do Vale, em Cachoeirinha. A iniciativa teve como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção ao suicídio, sendo a segunda maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
A ação foi organizada pelo gabinete da deputada estadual Eliana Bayer e da deputada federal Franciane Bayer, ambas do Republicanos. As parlamentares distribuíram panfletos com dicas importantes sobre como identificar e ajudar pessoas em risco de suicídio, além de informar os serviços de saúde disponíveis para quem precisa de apoio emocional.
O panfleto também desmistificou alguns mitos sobre o suicídio, como o de que ele não pode ser prevenido ou que a pessoa, com a intenção de tirar a própria vida, não dá sinais de que vá fazer isso. Pelo contrário, muitas vezes há indícios de que algo não vai bem, como mudanças de humor, isolamento social, perda de interesse por atividades que antes eram prazerosas, entre outros.
Uma das dicas do panfleto é encontrar um momento apropriado e um lugar calmo para falar sobre suicídio com a pessoa que está sofrendo. É importante deixá-la saber que você está lá para ouvir, ouvi-la com a mente aberta e oferecer seu apoio. Também é fundamental incentivar a pessoa a procurar ajuda profissional, como um médico, um psicólogo ou um assistente social. Se possível, ofereça-se para acompanhá-la. Além disso, mantenha contato para saber como a pessoa está se sentindo e o que ela está fazendo.
O panfleto também divulgou o telefone do Centro de Valorização da Vida (CVV), que funciona 24 horas pelo número 188 ou pelo site [www.cvv.org.br]. O CVV é uma organização sem fins lucrativos que oferece apoio emocional gratuito e sigiloso para pessoas que estão passando por dificuldades ou pensando em suicídio.
“Todas as pessoas são suscetíveis ao suicídio, independentemente de idade, sexo, classe social ou raça, e é importante lembrar que muitos desses casos poderiam ser evitados se esse assunto recebesse mais atenção dentro do ambiente familiar”, comentou a deputada Eliana Bayer.
A blitz sobre o Setembro Amarelo faz parte das atividades da campanha nacional de prevenção ao suicídio, que acontece desde 2015 no Brasil. O objetivo é alertar a sociedade sobre esse grave problema de saúde pública e promover a valorização da vida.
0 Comentários