Aluna de Cachoeirinha é destaque em premiação do Ministério Público do Trabalho






O Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS) promoveu nesta sexta-feira, 1º de setembro, a cerimônia de premiação da etapa estadual do Prêmio MPT na Escola 2023. O evento, realizado no auditório Mondercil Paula de Moraes, no Ministério Público Estadual (MPE) em Porto Alegre, reuniu alunos, professores-orientadores, coordenadores pedagógicos, secretários de Educação e prefeitos de diversos municípios que participaram do projeto.

SIGA o Info do Vale no Instagram (clique aqui) e no Facebook (clique aqui).

Os trabalhos apresentados resultaram de atividades em sala de aula voltadas para o combate ao trabalho infantil, estímulo à aprendizagem profissional e promoção da saúde e segurança nas escolas, com o suporte material fornecido pelo MPT. Este projeto integra uma das principais estratégias do Programa Resgate a Infância, promovido pela Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância) do MPT. Pela primeira vez, a temática de segurança e saúde nas escolas foi incorporada em colaboração com a Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho e da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Codemat) do MPT.

Neste ano, estudantes da rede pública de 39 municípios do RS se envolveram em atividades escolares sobre trabalho infantil (4º e 5º anos), aprendizagem profissional (6º e 7º anos) e saúde e segurança nas escolas (8º e 9º anos). Os melhores trabalhos realizados ao longo do projeto foram premiados com fones de ouvido para os estudantes e caixas de som para professores e coordenadores. Os vencedores das duas primeiras faixas etárias terão a oportunidade de representar o estado na etapa nacional do prêmio, que ocorrerá em Brasília (DF).

Destacando-se na categoria CONTO, o município de Cachoeirinha conquistou o segundo lugar com a aluna Bianca Silva de Almeida, do 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Fidel Zanchetta. A escola teve como orientadora Beatriz Maia e a professora Andrea Camboim.

O evento contou com a presença da Secretária Municipal de Educação Isabel Fonseca, da Coordenadora Pedagógica Juliana Deszuta da Rocha, da Coordenadora do Projeto no município Sirlei Terezinha Perius e da equipe da INCLUTEC da SMED.

Esta edição do prêmio representa a quinta realizada no estado, com a participação de escolas de 39 municípios, dos 47 que ao longo do ano se envolveram no Projeto MPT na Escola. Os municípios participantes foram Alvorada, Arroio do Sal, Balneário Pinhal, Barra do Ribeiro, Barros Cassal, Butiá, Cachoeirinha, Capão da Canoa, Carazinho, Cidreira, Entre-Ijuís, Esteio, Gravataí, Ibarama, Ijuí, Imbé, Marau, Morrinhos do Sul, Mostardas, Nova Santa Rita, Osório, Palmares do Sul, Pelotas, Porto Alegre, Santa Maria, Santa Rosa, Sarandi, Sertão Santana, Sobradinho, Teutônia, Tramandaí, Três Cachoeiras, Três Forquilhas, Três Passos, Tupanciretã, Uruguaiana, Vacaria, Viamão e Xangri-Lá.


Texto: André Guterres - com informações Ascom/MPT-RS
Foto: divulgação

Postar um comentário

0 Comentários