Espaço disponibilizado nas duas DPs servirá para acolhimento de mulheres vítimas de violência tanto da Zona Norte quanto da Zona Sul da cidade.
Nesta terça-feira, 29, foram inauguradas as “Salas das Margaridas” nas 1ª e 2ª Delegacias de Polícia Civil de Cachoeirinha, espaços diferenciados em ambos as DPs. A Sala das Margaridas é um ambiente reservado, acolhedor e com atendimento especializado, onde são registradas ocorrências policiais, oitivas das vítimas, bem como o pedido de medidas protetivas e demais ações que fazem parte da Lei Maria da Penha, em espaço preparado para receber e encorajar mulheres no processo de rompimento do ciclo da violência. A instalação das Salas contou com esforços do Gabinete da Primeira-dama, da Rede de Proteção à Mulher e da própria Polícia Civil através das 1ª e da 2ª Delegacia de Polícia.
SIGA o Info do Vale no Instagram (clique aqui) e no Facebook (clique aqui).
A primeira-dama Fabi Medeiros agradeceu o empenho de todos, sobretudo das mulheres que fazem parte da Rede de Proteção à Mulher: “se não fosse pelo engajamento destas mulheres, às quais represento neste ato, este momento não seria possível. Agradeço imensamente a sensibilidade de todos, mulheres e homens que fazem parte desta conquista, especialmente ao delegado Regional, que atendeu prontamente a nossa solicitação”. O prefeito Cristian Wasem também agradeceu a todos e comemorou: “é mais um avanço para nossa cidade, que se torna mais acolhedora e humanizada”. Na mesma linha, o vice-prefeito delegado João Paulo Martins destacou ainda que a Sala das Margaridas “trata de forma igualitária as mulheres tanto da zona norte quanto da zona sul”. O delegado da 1ª DP, André Lobo Anicet, salientou que a delegacia “já faz um trabalho diferenciado para o atendimento especial das vítimas de violência doméstica, mas agora ele será ainda mais qualificado com esta Sala das Margaridas, que proporcionará um acolhimento maior”. Já a titular da 2ª DP, delegada Milena Simioli, salientou: “queremos agradecer à Prefeitura, que não mediu esforços para que este projeto fosse realizado”. O titular do Departamento de Proteção dos Grupos Vulneráveis (DPGV), delegado Christian Nedel, lembrou que o município inaugura a 77ª e a 78ª Sala das Margaridas no Estado que, por sua vez, conta com 21 delegacias especializadas de atendimento às mulheres. O vereador Marco Barbosa, que também é policial civil, agradeceu os esforços do Governo. “Quero agradecer, na pessoa da primeira-dama Fabi Medeiros, que foi incansável na luta por este espaço, a todos que fazem parte da Rede de Proteção à Mulher, que estão fazendo um trabalho magnífico”, disse.
Também estavam presentes na solenidade a diretora de Polícia Metropolitana, delegada Adriana da Costa, titular da 1ª DPRM delegado Rodrigo Bozzetto, diretora da Divisão de Proteção e Atendimento à Mulher, delegada Cristiane Pires Ramos, titular da 2ª DP, delegada Milena Simioli, representantes da OAB Cachoeirinha, Brigada Militar, Grupamento Mulheres Protegidas, MP/RS, Câmara de Vereadores e demais organizações da sociedade civil.
Redação: Vanessa Martins
Foto: Tiago Barbosa
0 Comentários