Professores das escolas municipais participam de
uma oficina sobre Respeito às Diferenças.
Iniciativa sociocultural do Instituto CCR realizou oficinas sobre a temática com professores de escolas públicas de Cachoeirinha
O projeto Cores do Amanhã, ação social que conta com apoio do Instituto CCR, na região da CCR ViaSul, e idealizada pela Horizonte Educação e Comunicação, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, realizou na última quarta-feira, 16 de agosto, a primeira etapa da sua iniciativa na cidade de Cachoeirinha, região metropolitana de Porto Alegre (RS), envolvendo 10 escolas e com a participação de 14 professores da rede municipal. O encontro ocorreu na sala de reuniões da secretaria municipal de Educação, no bairro Parque da Matriz.
SIGA o Info do Vale no Instagram (clique aqui) e no Facebook (clique aqui).
Unindo arte, educação e responsabilidade social, o projeto Cores do Amanhã propõe a pintura coletiva de grafite em muros de escolas públicas em 10 cidades do Brasil. Em cada município, professores e alunos serão estimulados a criar suas obras com supervisão de grafiteiros profissionais sobre os temas Alimentação Saudável, Respeito às Diferenças e Biodiversidade.
O projeto prevê várias etapas, e após as oficinas e criação das ilustrações, os desenhos passam por uma votação popular e de uma comissão julgadora. As ilustrações de duas escolas vencedoras servirão de inspiração para a pintura de seus muros, que também serão divulgados por meio de um livro distribuído nas escolas, além de vídeos do making off.
“Nosso desejo é que o tema inspire a reflexão dos alunos sobre a importância de se respeitar às diferenças, apreciando a principal riqueza da humanidade: a diversidade entre os povos. Esperamos que os professores incentivem os estudantes a criar ilustrações que promovam o autocuidado para toda a comunidade do entorno escolar”, afirma Allan de Amorim, coordenador de projeto da Horizonte Educação e Comunicação.
O tema Respeito às Diferenças relaciona duas importantes metas globais estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas e previstas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). São elas:
Educação de qualidade: Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Igualdade de gênero: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
“Com o projeto, queremos fomentar o respeito ao próximo, em uma ação que irá unir estudantes e professores nas atividades de pintura coletiva. O Cores do Amanhã tem a proposta de utilizar a arte para a transformação social das pessoas, além da inclusão e da diversidade”, afirma Renata Macedo, analista de Responsabilidade Social do Instituto CCR.
Sobre o Instituto CCR
Entidade privada sem fins lucrativos, gerencia o investimento social do Grupo CCR, visando proporcionar transformação social nas regiões de suas concessões de rodovias, aeroportos e mobilidade. Os projetos do ICCR são implementados por meio de recursos próprios ou verbas incentivadas. Entre os projetos proprietários de impacto, merecem destaque: Caminhos para a Cidadania, que capacita mais de 3 mil professores em 1.600 escolas anualmente. E o Caminhos para a Saúde, que oferece atendimentos de saúde a caminhoneiros, motociclistas, ciclistas e passageiros de trens urbanos e metrôs, somando 49 mil beneficiados em 2022. Seu foco são iniciativas em cultura, educação, esporte e saúde, com R$ 49 milhões aplicados ao longo do ano passado. Saiba mais em www.institutoccr.com.br.
Por Letícia Herenyi - foto: Horizonte/divulgação
Edição: Info do Vale
0 Comentários