Projeto Cores do Amanhã chega à Cachoeirinha para conscientizar jovens estudantes sobre Respeito às Diferenças



Professores das escolas municipais participam de 
uma oficina sobre Respeito às Diferenças.



Iniciativa sociocultural do Instituto CCR realizou oficinas sobre a temática com professores de escolas públicas de Cachoeirinha


O projeto Cores do Amanhã, ação social que conta com apoio do Instituto CCR, na região da CCR ViaSul, e idealizada pela Horizonte Educação e Comunicação, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, realizou na última quarta-feira, 16 de agosto, a primeira etapa da sua iniciativa na cidade de Cachoeirinha, região metropolitana de Porto Alegre (RS), envolvendo 10 escolas e com a participação de 14 professores da rede municipal. O encontro ocorreu na sala de reuniões da secretaria municipal de Educação, no bairro Parque da Matriz.

SIGA o Info do Vale no Instagram (clique aqui) e no Facebook (clique aqui).

Unindo arte, educação e responsabilidade social, o projeto Cores do Amanhã propõe a pintura coletiva de grafite em muros de escolas públicas em 10 cidades do Brasil. Em cada município, professores e alunos serão estimulados a criar suas obras com supervisão de grafiteiros profissionais sobre os temas Alimentação Saudável, Respeito às Diferenças e Biodiversidade.

O projeto prevê várias etapas, e após as oficinas e criação das ilustrações, os desenhos passam por uma votação popular e de uma comissão julgadora. As ilustrações de duas escolas vencedoras servirão de inspiração para a pintura de seus muros, que também serão divulgados por meio de um livro distribuído nas escolas, além de vídeos do making off.

“Nosso desejo é que o tema inspire a reflexão dos alunos sobre a importância de se respeitar às diferenças, apreciando a principal riqueza da humanidade: a diversidade entre os povos. Esperamos que os professores incentivem os estudantes a criar ilustrações que promovam o autocuidado para toda a comunidade do entorno escolar”, afirma Allan de Amorim, coordenador de projeto da Horizonte Educação e Comunicação.

O tema Respeito às Diferenças relaciona duas importantes metas globais estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas e previstas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). São elas:


Educação de qualidade: Garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

Igualdade de gênero: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.


“Com o projeto, queremos fomentar o respeito ao próximo, em uma ação que irá unir estudantes e professores nas atividades de pintura coletiva. O Cores do Amanhã tem a proposta de utilizar a arte para a transformação social das pessoas, além da inclusão e da diversidade”, afirma Renata Macedo, analista de Responsabilidade Social do Instituto CCR.

"É com grande satisfação que recebemos a fase local do Projeto Cores do Amanhã aqui em Cachoeirinha. Quando fomos procurados pelo Instituto CCR, com esse tema tão importante, optamos por aderir ao projeto. São 14 professores das nossas escolas públicas que estão sendo capacitados. Essa iniciativa reforça a importância da educação de qualidade e da igualdade de gênero. Através da arte e da reflexão, esperamos que nossos alunos compreendam a riqueza da diversidade e promovam o respeito em nossa comunidade.", comentou a secretária municipal de Educação, Isabel Fonseca.


Sobre o Instituto CCR


Entidade privada sem fins lucrativos, gerencia o investimento social do Grupo CCR, visando proporcionar transformação social nas regiões de suas concessões de rodovias, aeroportos e mobilidade. Os projetos do ICCR são implementados por meio de recursos próprios ou verbas incentivadas. Entre os projetos proprietários de impacto, merecem destaque: Caminhos para a Cidadania, que capacita mais de 3 mil professores em 1.600 escolas anualmente. E o Caminhos para a Saúde, que oferece atendimentos de saúde a caminhoneiros, motociclistas, ciclistas e passageiros de trens urbanos e metrôs, somando 49 mil beneficiados em 2022. Seu foco são iniciativas em cultura, educação, esporte e saúde, com R$ 49 milhões aplicados ao longo do ano passado. Saiba mais em www.institutoccr.com.br.

Por Letícia Herenyi - foto: Horizonte/divulgação
Edição: Info do Vale

Postar um comentário

0 Comentários