Desde maio de 2023 os alunos das EMEF's estão fazendo avaliações de fala, mobilidade orofacial, leitura e escrita, com uma fonoaudióloga educacional. A partir de setembro o atendimento deverá ser ampliado para as EMEI's.
Estão sendo realizadas nas EMEF’s do município triagens com avaliação de fala, mobilidade orofacial, leitura e escrita, orientação para os pais, professores e orientadores educacionais sobre os aspectos fonoaudiológicos relativos à criança, com dicas de como ajudar, sinais de alerta, quais são as indicações terapêuticas e o passo a passo de como realizar os encaminhamentos necessários.
SIGA o Info do Vale no Instagram (clique aqui) e no Facebook (clique aqui).
O processo iniciou em maio de 2023, com a organização das fichas de encaminhamento e preparação do material informativo, que foi entregue e explicado para cada família e professor envolvido. Ao todo, até o momento, inicialmente 90 famílias foram envolvidas, sendo os estudantes atendidos em conjunto com seu responsável dentro de sua escola em seu próprio turno de aula. A ideia é que a partir de setembro ampliar a proposta para as turmas de Pré-Escola das EMEI’s.
A Fonoaudióloga Educacional atua em situações que contribuam para a promoção, aprimoramento e prevenção de alterações dos aspectos relacionados à audição, linguagem (oral e escrita), motricidade oral e voz e que favoreçam e otimizem o processo de ensino e aprendizagem, promovendo apoio institucional no âmbito educacional. Em Cachoeirinha, a fonoaudióloga responsável pelos atendimentos é a servidora Ísis Lagemann Selau, devida inscrita no orgão de classe, sob o número CRFa 7-10607.
Texto e foto: Divulgação SMED Cachoeirinha
0 Comentários