TV aberta é hobby de 91% dos idosos no Brasil

 


Para não ficar sem sinal, os gaúchos precisam trocar a parabólica tradicional pela nova parabólica digital

Por Gabriele Bordin
Foto: divulgação

O número de idosos no Brasil continua crescendo. De 2012 a 2020, houve aumento de 39% de pessoas na terceira idade. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) de 2021, mais de 14% da população do País já passou dos 60 anos. O principal hobby desses brasileiros se mantém tradicional: assistir à TV.

SIGA o Info do Vale no Instagram (clique aqui) e no Facebook (clique aqui).

Uma das companhias das pessoas da terceira idade tem sido a TV aberta. De acordo com levantamento da Kantar Media de 2022, 91% dos espectadores com mais de 60 anos consomem os canais tradicionais de televisão. A aposentada Inês Ferraz da Luz Ribeiro, 63 anos, que mora no Bairro Eucaliptos, na cidade de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, é o exemplo perfeito do que as pesquisas mostram. Para ela, que assiste a todo tipo de programação, a TV é uma companhia.

Para não ficar sem acompanhar os programas que tanto gosta, dona Inês teve sua nova parabólica digital instalada recentemente, já que o sinal da parabólica tradicional está prestes a ser desativado. Segundo ela, a antena convencional que tinha em casa, há mais de 30 anos, já estava falhando bastante em diversos canais, como os chuviscos na tela.

Após ficar sabendo que era preciso trocar a parabólica para não perder o sinal, a aposentada realizou o cadastro na Siga Antenado para receber a instalação gratuita do kit digital. Entre fazer a ligação para a entidade e receber a antena, levou cerca de uma semana.

Para ela, a experiência de assistir TV ficou ainda melhor com o novo equipamento. “A imagem é muito melhor com a nova antena, além de ter bastante canais. Ficou ainda melhor de receber minha família em casa”, relata.

Para Inês, que é fã de novelas e não perde os jogos do Tricolor, a nova antena veio para melhorar o dia a dia da casa.

Instalação gratuita

Dona Inês é beneficiária de programa social do Governo Federal (CadÚnico) e, por isso, teve direito à instalação gratuita da nova parabólica digital. Além desta exigência, é preciso ter a parabólica tradicional instalada e funcionando em casa. Para tirar dúvidas e obter informações, os interessados precisam entrar em contato com a Central de Atendimento da Siga Antenado através do telefone 0800 729 2404 ou pelo site www.sigaantenado.com.br.

Criada por determinação da Anatel, a Siga Antenado é responsável por apoiar a população durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais (banda C) para o sinal das parabólicas digitais (banda Ku).

Postar um comentário

0 Comentários