GREVE | Sindicato promete paralisação no transporte coletivo na Região Metropolitana nesta quinta-feira (29)



Foto: Transcal/divulgação

Uma notícia preocupante para os usuários do transporte coletivo da Região Metropolitana: o transporte coletivo será paralisado a partir da meia-noite. O SindiMetropolitano, representante dos trabalhadores de transportes rodoviários intermunicipais de turismo e de fretamento, anunciou nesta quarta-feira que os ônibus não circularão em sua totalidade nas cidades de Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Glorinha, Gravataí, Nova Santa Rita e Viamão.

SIGA o Info do Vale no Instagram (clique aqui) e no Facebook (clique aqui).

O motivo da paralisação é a insatisfação dos rodoviários com a proposta salarial oferecida pelas empresas. Em assembleia, os representantes do Sindimetropolitano rejeitaram uma oferta de 4,5% em duas parcelas de 2,25%. Em busca de um acordo justo, os trabalhadores apresentaram uma contraproposta de 6%, sendo 3% na data-base em 1º de junho e os outros 3% em um prazo de 90 dias, condicionados ao aumento das tarifas dos ônibus. No entanto, a resposta da patronal ainda é aguardada.

A suspensão parcial do transporte coletivo impactará diretamente milhares de passageiros que dependem dos ônibus para se locomoverem pela região. As linhas de Soul, Transcal, Sogil, Consórcio de Transportes Nova Santa Rita e Empresa de Transporte Coletivo Viamão estarão com a frota reduzida em 50% no horário de pico e somente 30% dos ônibus estarão operando fora deste horário, segundo o sindicato. A ausência trará dificuldades e transtornos para a população, que precisará buscar soluções alternativas para seus deslocamentos.

A expectativa agora é que as partes envolvidas cheguem a um acordo o mais breve possível, a fim de restabelecer o funcionamento regular do transporte coletivo e minimizar os impactos causados aos cidadãos.

Por André Guterres

Postar um comentário

0 Comentários