Gravataí registra 219 milímetros de chuva nas últimas 24h e equipes da Prefeitura trabalham para atender vítimas do temporal


As regiões mais afetadas são Morungava, Caveira, Costa do Ipiranga, Itatiaia e Vila Rica. Governo municipal reforça a importância da doação de colchões para atender as famílias


Gravataí foi fortemente atingida pelos ventos e chuvas da madrugada desta sexta-feira, 16. De acordo com a Defesa Civil, o município registrou 219 milímetros de chuva no período de 24 horas entre a manhã do dia anterior, 15, e a de hoje. As regiões mais impactadas foram a Morungava, Caveira, Costa do Ipiranga, Itatiaia e Vila Rica. Para atender as vítimas, o governo municipal está agindo em todas as frentes. Até o momento, três barcos foram disponibilizados e as famílias atingidas já estão recebendo atendimento no Serviço de Acolhimento Adulto do município. Devido ao fenômeno, alguns serviços foram afetados e as aulas da rede municipal foram suspensas nesta sexta-feira, 16, e sábado, 17, que seria de atividades pedagógicas.

SIGA o Info do Vale no Instagram (clique aqui) e no Facebook (clique aqui).

Em reunião com o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil, as secretarias envolvidas e as forças de segurança pública, o prefeito Luiz Zaffalon pediu a ajuda de todos para que os atingidos possam ser atendidos o mais breve possível e reiterou que o governo não está medindo esforços para que os impactos sejam minimizados. “Neste momento, todas as equipes da Prefeitura de Gravataí estão trabalhando nas áreas mais comprometidas. Precisamos da ajuda de todos, colchões são bem-vindos para que possamos acolher as famílias”, reiterou o prefeito.

Com todas as equipes nas ruas, a Secretaria de Serviços Urbanos está trabalhando para que as vias que tiveram queda de árvores sejam desobstruídas, enquanto isso, a Mobilidade Urbana já está com os profissionais nas vias para realizar a manutenção dos semáforos atingidos. Para que o atendimento ocorra da forma mais ágil possível, a Defesa Civil está com um posto junto ao Corpo de Bombeiros de Gravataí. Serviços como o transporte coletivo e a coleta de lixo estão comprometidos em alguns locais da cidade, devido às interrupções nas vias.

Na área da saúde, as unidades de saúde Breno Garcia e Morungava estão com os atendimentos interrompidos. Nas USFs Barro Vermelho, Santa Cecília e Itatiaia o atendimento está sendo realizado de acordo com a disponibilidade, devido a instabilidade da energia elétrica.


Trabalho de resgate

Desde a madrugada, Defesa Civil, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros atendem os chamados da população e avaliam os danos causados pelos ventos e pela água. No Itatiaia, Paulo Martins, de 42 anos, proprietário de um estabelecimento comercial revela que jamais havia presenciado situação parecida. “Moro aqui há 20 anos e nunca vi nada igual. Às 7h quase não tinha água na rua (Alcides Barbosa), encheu muito rápido.”

No Jardim do Cedro, a moradora Aline Farão relata que a comunidade está recebendo o apoio do município e de instituições locais. “Ainda bem que temos as escolas e igrejas abertas para acolher o pessoal. Toda a ajuda é bem-vinda neste momento.” No bairro, pelo menos 150 famílias estão desabrigadas.


Texto: Caroline Goulart e Sarah Oliveira | Imagens: Tiago Cechinel | Edição: Cristiano Abreu

Postar um comentário

0 Comentários