GRAVATAÍ | Junho Vermelho destaca relevância da doação de sangue, um gesto de solidariedade que pode beneficiar até quatro pessoas






Em parceria com a Santa Casa, Prefeitura de Gravataí terá um posto de coleta de sangue ainda este ano



Mensalmente, campanhas de promoção à saúde dão ênfase a um olhar mais aprofundado sobre determinadas enfermidades, com foco na prevenção e na melhora da qualidade de vida. Em alguns meses, aliás, mais de uma tonalidade aparece em evidência, a exemplo do Abril Verde e Abril Azul. Em junho, simbolizado pela cor vermelha, ressalta-se a necessidade de focalizar as ações na importância da doação de sangue, em que uma pessoa pode beneficiar outras quatro.

SIGA o Info do Vale no Instagram (clique aqui) e no Facebook (clique aqui).

Nesta quarta-feira, 14, comemora-se o Dia Mundial do Doador de Sangue, uma homenagem àqueles que, com um simples gesto, ajudam a salvar vidas. Em Gravataí, o Hospital Dom João Becker (HDJB) disponibiliza, em parceria com a empresa Sogil, transporte gratuito para as pessoas que desejam realizar esse ato de solidariedade. Sempre na última quarta-feira do mês, um ônibus sai do hospital, às 7h50min, em direção à Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, onde é feita a coleta.

Sabendo da dificuldade de deslocamento de muitos gravataienses até a Capital para realizar a doação de sangue, a Prefeitura de Gravataí, em parceria com a Santa Casa, terá um posto de coleta de sangue no HDJB ainda este ano. “Esta é uma decisão que certamente trará facilidades aos doadores e aumentará a oferta de sangue, produto vital na salvação de vidas e recuperação dos pacientes necessitados”, destaca o prefeito Luiz Zaffalon.

Doação de sangue


Para os doadores frequentes, é necessário obedecer ao intervalo para o ato, que deve ser de dois em dois meses para os homens, que podem doar no máximo quatro vezes por ano, e de três em três meses para as mulheres, que podem doar no máximo três vezes por ano. Independentemente de parentesco, a doação beneficia qualquer pessoa, por isso a importância de sensibilizar, cada vez mais, a população para a ação.

Pessoas que receberam dose da vacina contra a gripe devem aguardar 48 horas para o procedimento. Contra a covid-19, o intervalo deve ser de até sete dias, a depender do imunizante. Vacinados com a CoronaVac, por exemplo, podem doar 48 horas após a aplicação da vacina. Pessoas que tiveram coronavírus devem aguardar 10 dias após o início dos sintomas ou do diagnóstico positivo da doença. Além disso, pessoas que fizeram tatuagem ou colocaram piercing devem aguardar um ano a contar da data do procedimento para a doação.

Datas das ações para este ano: transporte gratuito, com saída do Becker, às 7h50min, sempre na última quarta-feira do mês

28/6, 26/7, 30/8, 27/9, 25/10, 29/11, 21/12. A Santa Casa solicita que aqueles que manifestem interesse agendem pelo e-mail agencia.hdjb@santacasa.org.br ou pelos telefones 51-3043-8369 ou 3043-8588. O agendamento é importante, especialmente, para os doadores de primeira viagem, que receberão as devidas orientações sobre o processo.


Confira critérios para doação de sangue:


- Estar em boas condições de saúde;
-Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal);
-Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos;
-Apresentar documento de identificação com foto;
-Pesar no mínimo 50 kg, com descontos de vestimentas;
-Não estar em jejum;
-Evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação de sangue;
-Ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação;
-Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à coleta;
-Não fumar pelo menos duas horas antes da doação.

Postar um comentário

0 Comentários