Etanol ou gasolina? Projeto de lei prevê que postos informem ao consumidor qual é mais vantajoso de abastecer

Foto: Agência Brasil


Proposto pela deputada estadual Luciana Genro, líder da bancada do PSOL na Assembleia gaúcha, projeto de lei busca informar de forma mais direta os clientes de postos de gasolina. A ideia é que os estabelecimentos sejam obrigados a colocar cartazes ou letreiros indicando a proporção entre os preços dos combustíveis, para que o consumidor possa avaliar se naquele momento é financeiramente mais vantajoso abastecer com etanol comum ou gasolina comum.

SIGA o Info do Vale no Instagram (clique aqui) e no Facebook (clique aqui).

De acordo com uma matéria publicada na Folha de S. Paulo, um veículo abastecido com etanol rende, em média, 30% a menos do que se estivesse com gasolina. Portanto, para compensar ao consumidor, o litro do etanol deve custar até 70% do litro da gasolina. Para a obtenção dos valores e a verificação da vantagem é necessário dividir o preço do litro do etanol pelo preço do litro da gasolina. Se o valor obtido for inferior a 0,7, indica-se como financeiramente vantajoso abastecer com etanol.

Após a aprovação do projeto, os postos devem afixar cartazes ou letreiros nos seguintes moldes: “Neste estabelecimento, o preço do etanol comum corresponde a _% do preço da gasolina comum. Abaixo de 70% – é mais vantajoso etanol. Acima de 70% – é mais vantajoso gasolina”.

“Essa proposição vem no sentido de garantir os direitos do consumidor e a escolha dentre os combustíveis disponíveis, para que os usuários possam optar estando plenamente informados. Para os postos, é simples colocar um cartaz com essa informação e não gera grandes custos ao estabelecimento”, avalia Luciana Genro.

Por Débora Fogliatto
Publicado em 06/06/2023 - 20h38

Postar um comentário

0 Comentários