Na manhã desta quinta-feira, 18, a sede da Secretaria Municipal de Educação de Cachoeirinha foi palco de uma importante reunião para tratar da regularização de pendências na prestação de contas junto ao Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec). Esse portal operacional e de gestão do MEC é responsável pelo orçamento e monitoramento das propostas online do governo federal na área da educação, além de ser onde os gestores acompanham o andamento dos Planos de Ações Articuladas em suas cidades.
SIGA o Info do Vale no Instagram (clique aqui) e no Facebook (clique aqui).
Uma situação preocupante foi descoberta: desde o ano de 2016, a Secretaria Municipal de Educação de Cachoeirinha não realizava prestações de contas no Simec, o que acarreta diversos impactos negativos. Essa realidade chamou a atenção da atual secretária Isabel Fonseca, que ao assumir a SMED, fez questão de priorizar a resolução dessas pendências e criou uma força-tarefa dedicada à atualização do Simec com as atividades realizadas em anos anteriores e que não foram devidamente registradas no sistema.
A falta de prestação de contas no Simec tem implicações significativas para o município de Cachoeirinha. Além de comprometer a transparência e a gestão eficiente dos recursos destinados à educação, essa negligência também pode resultar na perda de verbas federais, que são essenciais para o desenvolvimento de programas e ações educacionais no município.
A secretária Isabel Fonseca reconhece a importância de regularizar a situação o mais rápido possível e ressalta o compromisso da atual gestão em promover uma administração transparente e responsável. "Estamos cientes dos desafios que enfrentamos, mas estamos determinados a corrigir essa lacuna na prestação de contas. Trabalharemos incansavelmente para atualizar o Simec e garantir que todas as informações estejam corretamente registradas, assegurando a transparência e a efetividade na aplicação dos recursos públicos na área da educação", afirmou a secretária.
A regularização das prestações de contas no Simec é essencial para garantir o acesso a verbas federais, que desempenham um papel fundamental no fortalecimento do ensino e na melhoria da qualidade educacional em Cachoeirinha.
Por André Guterres - foto: divulgação/SMED
0 Comentários