Presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-4) visita Cachoeirinha



Presidente Rossal com a Drª Flávia Casotti, presidente 
da OAB Subseção Cachoeirinha


O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), desembargador Francisco Rossal de Araújo, visitou, na terça-feira (16/5), o município de Cachoeirinha, na região metropolitana de Porto Alegre. A atividade faz parte do projeto “Integra TRT-4”, que busca aproximar ainda mais a Justiça do Trabalho das comunidades. Na ocasião, o desembargador reuniu-se com os representantes dos Poderes Executivo e Legislativo, dirigentes sindicais, empresários, advogados, e a equipe da Justiça do Trabalho local.

SIGA o Info do Vale no Instagram (clique aqui) e no Facebook (clique aqui).

Em sua agenda no município, o presidente Rossal foi acompanhado pela vice-ouvidora do TRT-4, desembargadora Maria Madalena Telesca, pelo diretor do Foro Trabalhista de Cachoeirinha, juiz Luís Henrique Bisso Tatsch, pelo presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 4ª Região, juiz Márcio Lima do Amaral, pelo secretário-geral da Presidência do TRT-4, Adolfo Marques Pereira, pela diretora-geral do Tribunal, Rejane Carvalho Donis, e pela assessora da Presidência, Luisa Helena Macuglia.

O primeiro compromisso da manhã foi um encontro com dirigentes sindicais na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Cachoeirinha. Na reunião, o magistrado falou sobre a importância da atuação da Justiça do Trabalho para facilitar o diálogo entre empregadores e empregados e buscar a solução consensual dos conflitos. “Cerca de um milhão de trabalhadores foram atendidos pelas negociações coletivas do TRT-4 durante a pandemia”, observou Rossal. O dirigente sindical Marcos Fernando Müller, presidente do sindicato, elogiou a iniciativa das visitas aos municípios. “É muito importante para nós esta integração entre a Justiça do Trabalho e a comunidade, em uma união que traz benefícios para todo o município de Cachoeirinha", observou. O presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos, Loricardo de Oliveira, também parabenizou o TRT-4. “Neste mundo tecnológico, de distanciamento, é fundamental aproximar o direito das pessoas. Esse formato de diálogo, de conversa, faz com que a Justiça do Trabalho esteja mais perto da sociedade”, afirmou.


A seguir, o presidente Rossal reuniu-se com o prefeito Cristian Wasem e com o presidente do Legislativo no município, Paulo Roberto Machado Oliveira, na sede da Câmara de Vereadores. “Estamos nos aproximando da comunidade para que todos conheçam este outro lado da Justiça do Trabalho: a negociação coletiva”, afirmou Rossal. O prefeito reiterou a importância do diálogo e da aproximação entre as instituições. “Com essa aproximação conseguimos resolver problemas que poderiam levar anos. O diálogo inova, quebra barreiras, e facilita a solução de conflitos”, declarou Cristian Wasem. O presidente da Câmara de Vereadores também registrou sua avaliação positiva sobre as visitas do TRT-4 à comunidade. “Esta iniciativa de maior integração entre os Poderes é ótima, estamos à disposição para auxiliar na resolução dos problemas, juntamente com a população”, destacou Paulo Roberto Oliveira.


A conversa do presidente Rossal com a advocacia ocorreu na sede da subseção OAB-RS em Cachoeirinha. A fala do presidente ressaltou o papel dos advogados e a importância de ouvir os jurisdicionados. “Hoje nossos pedidos de mediação são 52% de empresários e 48% de empregados. Isso mostra que a Justiça do Trabalho está de portas abertas para todos”, observou. A presidente da subseção local da OAB, Flávia Maria Casotti, avaliou que as visitas do TRT-4 trazem bons resultados para toda a comunidade.”Este elo entre o Tribunal, advogados, prefeito, Câmara de Vereadores, empresários e trabalhadores é de suma importância, com certeza colheremos bons frutos”, declarou a advogada. A vice-ouvidora do TRT-4, desembargadora Maria Madalena Telesca, acrescentou que a Ouvidoria é o canal de diálogo do Tribunal com a sociedade. “Estamos de portas abertas para ouvir e atender os cidadãos”, afirmou a magistrada.

Na sede do Centro das Indústrias de Cachoeirinha, o presidente Rossal participou de um almoço com empresários do município. O desembargador declarou que o Poder Judiciário busca ouvir as pessoas para dar a justa medida na resolução dos conflitos. “A população precisa de canais que promovam o diálogo social. Este é o papel da Justiça do Trabalho”, afirmou. A presidente da CIC de Cachoeirinha, Neiva Inês Bilhar, agradeceu a visita do TRT-4. “Essa proximidade entre os empresários e o Tribunal nos reforça e promove o trabalho em conjunto. Temos orgulho de fazer parte deste projeto. Quando a sociedade tem mais acesso à Justiça e consegue dialogar, todos saem ganhando”, afirmou a empresária.

O último compromisso do presidente na cidade foi um encontro com a equipe de servidores e magistrados da Justiça do Trabalho em Cachoeirinha. O presidente ressaltou que as atividades desempenhadas por cada servidor e magistrado são essenciais para oferecer um bom serviço aos cidadãos. “Vocês não estão sozinhos, somos todos uma mesma Instituição", disse o desembargador. O juiz diretor do Foro Trabalhista, Luís Henrique Bisso Tatsch, afirmou que as visitas institucionais apresentam à comunidade outro lado da Justiça do Trabalho e esclarecem que, além da via tradicional do julgamento, existem meios para a solução dos conflitos, como as mediações e conciliações. “Além disso, esse encontro valoriza os servidores do TRT-4, especialmente os do interior do Estado, que têm essa oportunidade de um contato mais próximo com a Administração do Tribunal”, concluiu o magistrado.


Por Guilherme Villa Verde (Secom/TRT-4)

Postar um comentário

0 Comentários