Nesta quarta-feira, 31 de maio, aconteceu a 29ª edição do Dia do Desafio, campanha mundial de incentivo à prática de esportes e atividades físicas realizada por instituições públicas e privadas em 14 países da América Latina, coordenada globalmente pela TAFISA – The Association For International Sport for All.
Os nadadores do Projeto Nadando Pelos Cartões Postais, professor Christian Berns e Francismar Siviero nadaram 6.400 metros na piscina olímpica do Parque Esportivo da PUCRS, em Porto Alegre, sob o tema “Muito mais que um dia” indicando os novos desafios, desta que é uma das mais importantes campanhas mundiais de incentivo à prática de esportes, atividades físicas e o consequente combate ao sedentarismo.
Nesse ano de 2023, o Dia do Desafio, buscou sensibilizar gestores públicos e instituições a desenvolverem projetos comunitários, com foco em esportes e atividades físicas, a partir do combate à inatividade, promoção de saúde, modelos pedagógicos esportivos e compartilhamento de boas práticas.
Como tudo começou
O inverno de 1983 em Saskatoon, no Canadá, foi especialmente gelado. Pensando no bem-estar dos moradores, o prefeito Clifford Wright sugeriu que todos fossem caminhar. A ideia era fazer com que as pessoas se aquecessem enquanto se mexiam. No ano seguinte, Clifford convidou a cidade vizinha à participar. Assim, todos os cidadãos realizaram a caminhada juntos. Estava criada a essência do #Dia do Desafio.
Em 1990, a TAFISA assumiu a gestão do evento, que começou a ganhar ainda mais força e adeptos.
0 Comentários