O Hospital Dom João Becker iniciou a construção de seu espaço destinado a Endoscopia Digestiva Alta (EDA). Agora, as EDAs terão espaço próprio, no quinto andar, confeccionado exclusivamente para esse fim. A previsão é de que a nova área seja entregue em meados de junho, beneficiando pacientes do SUS e também de convênios/particulares.
SIGA o Info do Vale no Instagram (clique aqui) e no Facebook (clique aqui).
O HDJB realiza em média 1.400 exames do gênero anualmente, no entanto os procedimentos ocorrem no Centro Cirúrgico. Por serem realizados no bloco, as EDAs hoje exigem o bloqueio de uma das oito salas do local. "Com a transferência das endoscopias para o quinto andar, vamos proporcionar duas melhorias com apenas uma ação. Os pacientes que precisam do exame terão uma área exclusiva e o Centro Cirúrgico poderá ampliar a sua produção e atender a demanda", afirma o superintendente do Dom João Becker, Antonio Weston.
A ENDOSCOPIA – É uma importante ferramenta para a detecção de doenças do aparelho digestório. O exame é indicado para avaliação diagnóstica e, quando necessário, tratamento das doenças da parte superior do tubo digestivo, incluindo o esôfago, o estômago e a porção inicial do duodeno. Ele é realizado introduzindo-se através da boca um aparelho flexível com iluminação central que permite a visualização de todo o trajeto examinado e a imagem é transmitida para um monitor. O exame pode ser realizado com anestesia tópica (um spray de anestésico na garganta) ou com sedação, utilizando medicação administrada por uma veia para permitir que o paciente relaxe e adormeça (fonte: Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva – SOBED).
Por Nelson M. Dutra
Publicado em 12/05/2023 - 18h47
0 Comentários