Naninhas ampliam a humanização no atendimento de crianças no Hospital Dom João Becker em Gravataí




Texto/fotos: Nelson M. Dutra
Publicado em 05/05/23 - 17h51


A humanização e a relação com a comunidade estão cada vez mais forte no dia a dia do hospital Dom João Becker. O hospital de Gravataí recebeu a visita de integrantes do Grupo Naninhas do Bem, de Imbituba/SC, que vieram trazer a sua arte em forma de boneca para as crianças em tratamento. Foi um momento de afeto que contribui para a recuperação de pacientes pediátricos.

SIGA o Info do Vale no Instagram (clique aqui) e no Facebook (clique aqui).

“Atendemos em média duas mil crianças mensalmente em nossa emergência. Acreditamos que o afeto também auxilia na cura desses pacientes. Prova disso é que as naninhas trouxeram alegria para os pequenos na emergência pediátrica e afagaram os recém-nascidos que estavam na unidade materno infantil”, comenta a supervisora de emergência do HDJB, Suelen Bernardo. Uma das pacientes é Emily Lopes (foto), de apenas oito anos. Acompanhada da mamãe, Cristiane, ela recebeu sua naninha para brincar.

O Naninhas do Bem é um projeto que existe há quatro anos em Santa Catarina, idealizada por um grupo de voluntárias, que além de hospitais, também presenteia crianças em vulnerabilidade social e entidades assistenciais focadas no público infantil. As bonecas são confeccionadas com material recebido de doações e sua produção é totalmente artesanal.

Algumas gaúchas já se integraram ao grupo, o que possibilitou replicar as ações no Rio Grande do Sul. “Este projeto é uma via de mão dupla, pois levamos amor e carinho às crianças e ao mesmo tempo nos beneficiamos com a troca de afeto”, comenta a voluntária Ester Motta. Segundo ela, colegas relatam, inclusive, que tiveram sintomas de ansiedade diminuídos. Tudo por conta da produção das naninhas e a troca de energia com os pequenos e seus familiares.


Postar um comentário

0 Comentários