Mutirão retira mais de 200 kg de cabos desativados de postes de Cachoeirinha




Fios foram retirados pelas operadoras de telefonia da Avenida Coronel João Baptista Soares da Silveira e Souza, no Centro de Cachoeirinha. Material foi descartado no Ecoponto Municipal.

Texto: Luciane Dalbosco – Mtb 9820
Foto: Wesley Correa


Cerca de 40 profissionais participam nesta terça-feira, 9 de maio, da segunda edição de um mutirão para retirada de fios em desuso para readequação da rede de telefonia e de internet na avenida Coronel João Batista, no Centro de Cachoeirinha. O trabalho, que deve ser realizado quinzenalmente e em diferentes locais, faz parte de uma ação de governo coordenada pela Secretaria de Segurança, por meio da Defesa Civil, em parceria com as Secretarias de Mobilidade, de Infraestrutura e Serviços Urbanos, a RGE e o PROCON Municipal, que, com sua unidade móvel, registrou 30 atendimentos no local.

SIGA o Info do Vale no Instagram (clique aqui) e no Facebook (clique aqui).

A Defesa Civil fez o mapeamento de 23 ruas com maiores problemas e conforme as reclamações da população. A partir disso, foi organizada uma força tarefa com as 37 operadoras de internet e telefone que prestam serviços à população de Cachoeirinha. Estas empresas comprometeram-se a participar dos mutirões e também, de forma contínua, durante seu trabalho rotineiro, a realizar a organização e retirada da fiação em desuso, com autorização para descarte direto no Ecoponto Municipal, para onde também serão destinados os cerca de 200 kg de fios recolhidos nesta ação.

O diretor da Defesa Civil Municipal, Vanderlei Marcos, destaca que o excesso de fios é um problema histórico e, além do aspecto estético, a ação melhora a segurança dos pedestres, motoristas e ciclistas. Segundo o gestor, é fundamental esta atuação das operadoras e também o apoio da população para fiscalizarem a qualidade do trabalho realizado na instalação do serviço contratado. “Junto com a comunidade é possível trabalhar a conscientização das empresas para usarem o espaço público de forma adequada e com segurança para a população”, acrescenta.

Os mutirões são programadas de forma intercalada, em ruas localizadas nos bairros e no centro, sem o bloqueio geral do trânsito. Onde houver necessidade, para garantia da segurança dos técnicos, será feito o desvio pelos agentes de trânsito somente na quadra em que o trabalho esteja sendo realizado. Por tratarem-se de redes de telefonia, não é necessário o desligamento da energia elétrica, mesmo assim a RGE está acompanhando as atividades. Os usuários da região onde os mutirões estão acontecendo, que identificarem problemas no serviço oferecido, devem fazer contato direto com a operadora que contratou. O primeiro mutirão aconteceu no dia 25 de abril, na extensão avenida Caí, e o próximo local a ser trabalhado será a avenida Panamericana, no bairro Parque da Matriz, no dia 23 de maio.

Postar um comentário

0 Comentários