Flávia Casotti: Trajetória na OAB subseção Cachoeirinha e os desafios da advocacia atual

 



Flávia Casotti é uma advogada renomada e a atual presidente da OAB Subseção Cachoeirinha/RS. Com uma carreira marcada por grandes conquistas e uma paixão genuína pelo Direito, ela compartilha sua história profissional e os desafios enfrentados pela advocacia atualmente. Além disso, Flávia revela uma paixão paralela por outra profissão, que a levou a se especializar nessa área também. Nesta entrevista exclusiva ao Info do Vale, ela discute as complexidades da profissão e sua dedicação em cuidar dos interesses de seus clientes.

SIGA o Info do Vale no Instagram (clique aqui) e no Facebook (clique aqui).

Info do Vale: Dra. Flávia, como foi a sua escolha pelo curso de Direito nos anos 90 e como foi a sua formação acadêmica?

Flávia Casotti: Eu sempre tive interesse pelo Direito desde criança, pois eu queria ser delegada, gostava de ler e escrever e também de defender as causas que eu acreditava. Eu iniciei os estudos em 1997 pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Foi um momento muito importante na minha vida, pois eu realizei o meu sonho de ser advogada.

Info do Vale: E como foi a sua trajetória na OAB até chegar à presidência da subseção de Cachoeirinha?

Flávia Casotti: Eu comecei a participar da OAB logo que me formei, pois eu via na entidade uma forma de defender os interesses da classe e também da sociedade. Eu fui conselheira subseccional por três gestões, vice-presidente por uma gestão e agora sou a primeira mulher a assumir a presidência da subseção de Cachoeirinha⁴⁵. Foi uma honra receber essa missão e eu tenho muito orgulho de representar os mais de 500 advogados e advogadas da nossa cidade.

Info do Vale: Quais são os principais desafios que a advocacia enfrenta atualmente?

Flávia Casotti: Nós vivemos um momento muito difícil, com uma pandemia que afetou a saúde, a economia e a justiça. Nós tivemos que nos adaptar ao trabalho remoto, às audiências virtuais, às restrições sanitárias e às demandas crescentes dos nossos clientes. Além disso, nós temos que enfrentar as violações às nossas prerrogativas profissionais, essenciais para o exercício da advocacia e para a garantia do direito de defesa. Nós temos que estar sempre atentos e unidos para defender os nossos direitos e os direitos dos nossos clientes.

Info do Vale: Como é o seu trabalho à frente da subseção de Cachoeirinha? Quais são as suas principais metas e projetos?

Flávia Casotti: O meu trabalho é pautado pelo diálogo, pela transparência e pela valorização da advocacia. Eu procuro ouvir as demandas dos colegas, das comissões temáticas, dos órgãos públicos e da sociedade civil. Eu também busco manter uma boa relação com a seccional da OAB/RS e com as demais subseções do estado. As minhas principais metas são fortalecer a representatividade da subseção, ampliar os serviços oferecidos aos advogados e advogadas, promover a capacitação profissional, incentivar a participação feminina na OAB e fomentar a cidadania e a responsabilidade social.

Info do Vale: Além do Direito, sabemos que a senhora tem outra paixão, que é o Designer de Interiores. Como surgiu esse interesse e como ele se relaciona com a sua profissão?

Flávia Casotti: Sim, eu tenho uma paixão pelo Designer de Interiores, que é uma área que eu também me especializei. Eu sempre gostei de arte, de decoração, de harmonizar os ambientes. Eu fiz alguns projetos para os amigos mais chegados e eles gostaram muito do resultado. Eu acho que o Designer de Interiores se relaciona com o Direito enquanto ambos exigem criatividade, sensibilidade e técnica. Mas eu acabei escolhendo me dedicar ao Direito, pois para mim seria impossível conciliar os dois, já que ambos demandam muito tempo e envolvimento.

Por André Guterres/Info do Vale
Foto: OAB Subseção Cachoeirinha/divulgação



Postar um comentário

0 Comentários