Cristian inaugura ambulatório para tratamento de dor crônica prolongada





Novo serviço da Secretaria Municipal de Saúde vai atender pacientes com dor crônica e prolongada.


O Prefeito Cristian e a secretária municipal de Saúde Bianca Breier, lançaram na manhã desta sexta-feira, 12, o Ambulatório da Dor, que vai funcionar de segunda a sexta-feira no Centro de Especialidades Clínicas (CEC), ao lado da Prefeitura. O serviço vai atender pacientes com dor crônica por mais de seis meses, que tenham passado por tratamentos anteriores, seja com medicamentos, cirurgias ou fisioterapias, sem sucesso, além dos pacientes que precisam fazer uso de medicamentos antidepressivos, tricíclicos, anticonvulsivantes ou opióides. A titular da SMS, Bianca Breier, comemorou a iniciativa: “é muito importante que tenhamos este atendimento pelo SUS para pessoas com dor crônica, especialmente as fibromiálgicas. É importante lembrar que este é um atendimento prévio do município, até que o paciente seja chamado pela regulação do Estado. Além disso, o atendimento dentro da própria rede municipal é mais ágil e cômodo, facilitando a vida de um paciente com dor crônica”. Conforme a SMS, para ter acesso ao serviço, é preciso passar pelo atendimento na UBS ou ESF, onde o médico fará o encaminhamento. Serão atendidas 27 pessoas por mês, que já estão aguardando na regulação.

SIGA o Info do Vale no Instagram (clique aqui) e no Facebook (clique aqui).


Dia Nacional de Conscientização sobre a Fibromialgia

O lançamento do Ambulatório da Dor ocorre no dia de conscientização sobre a fibromialgia, cujo trabalho começou em 2018 em Cachoeirinha. O município instituiu a data através da Lei N° 4.443/2018, de autoria do então vereador Cristian Wasem, atual prefeito. A Lei propõe que sejam realizadas ações de informações à população acerca da fibromialgia, podendo ser firmada parceria com a rede de saúde pública do município, bem como com pessoas e entidades interessadas. Também de autoria do prefeito, a Lei Municipal N° 4509/2019 concede atendimento prioritário e vagas de estacionamento preferenciais às pessoas com fibromialgia, através do fornecimento de uma carteirinha. “Na época, fomos pioneiros, apresentando o projeto em Brasília. Fomos convidados pela USP para fazer o teste no equipamento para tratamento da dor que utiliza ultrassom e laser de baixa frequência combinados, chamado de Recupera. Agora, queremos avançar no tratamento de pessoas com outras doenças”. Conforme Vera Cristina Vargas Machado, fisioterapeuta do Ambulatório, o Recupera foi cedido ao município pela Associação de Fibromialgia e, por meio de 10 sessões, vai atuar na fase mais crônica da dor e depois o paciente vai avançando no tratamento até que possa iniciar as atividades físicas.

A equipe que vai atuar no Ambulatório é composta pela Responsável Técnica Drª. Patrícia Panni, pela clínica geral Juliane Paloschi Mancio, pela psiquiatra Dra. Dionela Toniolo e pela fisioterapeuta Vera Cristina. Atuaram na operacionalização do local, a diretora administrativo-financeira Tábata Rodrigues e o enfermeiro Ueldo Miguel. 

No lançamento também estavam presentes o vice-prefeito delegado João Paulo, a primeira-dama do município Fabiane Medeiros, o secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos Cléo Pereira e o vereador Brinaldo Mesquita.


Texto: Vanessa Martins e Lu Dalbosco
Edição: André Guterres/Info do Vale
Fotos: Tiago Raupp e Thiago Barbosa

Postar um comentário

0 Comentários