Programa mantido pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Estado, cobre quatro distritos, com 20 visitadores
Foi nosso presente de Natal”. Assim, Everton Schorne Ferreira define a chegada da filha Alice Sol Ferreira, em novembro do ano passado. Junto à mãe da pequena, que está completando cinco meses de vida, a família é uma das 410 assistidas pelo Bebê Saúde/Primeira Infância Melhor (PIM) de Gravataí, que neste ano completa 10 anos.
Mantido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, o serviço atua na promoção do desenvolvimento infantil integral das crianças, por meio de visitas periódicas realizadas a partir de planos singulares de atendimento e da articulação de ações da rede municipal.
Toda semana, 20 visitadores – distribuídos em quatro Distritos Sanitários (Centro, Norte, Rural e Sul) – promovem uma série de atividades voltadas às famílias, com ênfase na saúde e na assistência social. Entre as pessoas acompanhadas atualmente estão crianças de até três anos de idade com alguma patologia ou em vulnerabilidade social, crianças que nasceram com exames para sífilis reagentes, gestantes de alto risco e gestantes com notificação de sífilis na gestação.
“Percebemos um ótimo desenvolvimento da Alice desde que começamos a atendê-la. Os pais também são sempre receptivos e participam das atividades, o que ajuda a criança”, explica a estudante de psicologia Luana Colling da Silva, que acompanha a família. Segundo ela, os visitadores também orientam as famílias e esclarecem eventuais dúvidas que possam surgir. Também é feito o acompanhamento da caderneta de vacinação e o auxílio de atividades com brinquedos para melhorar o estímulo da criança – aspectos considerados fundamentais para a saúde do bebê.
“Os detalhes fazem a diferença. Esse acompanhamento do Bebê Saúde/PIM é muito importante para todos nós”, completa Everton. Não à toa, a pequena Alice está mais espontânea, querendo brincar e sempre prestando atenção em tudo, completa a mãe Priscila dos Santos Freitas. Uma vez por semana, eles buscam a Unidade Básica de Saúde (UBS) Bonsucesso para as consultas da filha.
A coordenadora do Bebê Saúde/PIM de Gravataí, Lenise Lourenço, reitera que, além de disponibilizar informações de saúde, os visitadores (acadêmicos dos cursos de enfermagem, nutrição e psicologia) auxiliam as famílias na busca de recursos do governo estadual por meio de algum benefício a que tenham direito e no estímulo às mães adolescentes a continuarem na escola, buscando oportunizar maior qualidade de vida para elas e para seus filhos.
PIM – O programa Primeira Infância Melhor (PIM) mostrou-se uma iniciativa inovadora em proporcionar olhares atentos ao ambiente no qual a criança está inserida, ao acesso aos serviços sociais e de saúde e ao fortalecimento de vínculos. O projeto atende especialmente famílias em situação de risco e vulnerabilidade social, considerando as particularidades do contexto cultural, das experiências, das necessidades e dos interesses.
Desta forma, a Prefeitura de Gravataí, junto ao governo do Estado, desenvolve ações pensadas na saúde dos pequenos, visando ao fortalecimento de suas competências. No final deste ano, o município completa dez anos de pleno funcionamento e apoio às famílias. “Que o programa continue sendo desenvolvido e crescendo.” Esse é o pedido dos pais da pequena Alice para a filha e para o programa.
Texto: Gabriel Muniz - foto: divulgação
0 Comentários