Metrosul conquista certificação do Laboratório Central e aprimora o controle de qualidade do efluente tratado na Regiao Metropolitana de Porto Alegre



Reconhecimento aconteceu por meio da Rede Metrológica do RS, conforme a NBR 17025


A Metrosul, empresa responsável pelo tratamento de esgoto na Região Metropolitana de Porto Alegre, conquistou a certificação NBR ISO/IEC 17025:2017, por meio da Rede Metrológica do RS. Essa certificação visa promover a confiança na operação de laboratórios e está em concordância com os princípios da ABNT NBR ISO 9001. Com essa conquista, a Metrosul poderá atender aos parâmetros solicitados pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), conforme as resoluções 355/2017 (Consema) e 357/2005 e 372/2018 (Conama), que até então eram emitidos por laboratórios parceiros credenciados.

O Laboratório Central da Ambiental Metrosul está equipado com tecnologia de ponta e possui uma equipe qualificada, operando há um ano na Estação de Tratamento de Esgoto Mato Grande, em Canoas. Com a certificação, passará a receber as demandas das 34 Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) administradas pela empresa, garantindo o cumprimento dos parâmetros determinados na licença operacional de cada unidade.

Essa certificação representa um avanço significativo no controle de qualidade dos 64 milhões de litros de esgoto tratados diariamente pela Metrosul, que são devolvidos ao meio ambiente sem impurezas, contribuindo para a recuperação e preservação dos mananciais locais. Rotineiramente, uma série de análises de acompanhamento são realizadas para atestar a qualidade do efluente tratado, bem como dos corpos receptores, conforme a frequência exigida nas licenças operacionais, podendo ser semanais, quinzenais, mensais e trimestrais.

Para o Gerente Operacional da Metrosul, Stênio Alves, essa certificação proporciona à empresa mais autonomia e qualidade na operação do sistema de tratamento do esgoto sanitário administrado. Ele destaca que as análises mais complexas e específicas, que demandam emissão de laudos, serão centralizadas no laboratório da ETE Mato Grande, enquanto as análises mais simples de rotina, como pH e temperatura, continuarão sendo feitas em cada estação de tratamento. Essa estrutura própria de laboratório agregará mais agilidade, qualidade e precisão na tomada de decisões, especialmente quanto às adequações necessárias e planejamento dos processos.

Ao longo de 27 meses de operação da Metrosul na região metropolitana de Porto Alegre, foram realizadas cerca de 47 mil análises e emitidos quatro mil laudos para a Fepam. Com a certificação da ISO/IEC 17025:2017, a empresa assumirá todas as demandas solicitadas periodicamente pelo órgão ambiental, aprimorando os processos de análises e emissão de laudos. Além disso, a certificação habilita a Metrosul a prestar serviços laboratoriais para outras empresas, ampliando seu portfólio de atendimento.

Via Ascom -edição: Info do Vale
Foto: divulgação

Postar um comentário

0 Comentários