Guarda Municipal de Gravataí promove capacitação para uso de armas não letais

 



A Guarda Municipal de Gravataí está promovendo a atualização para o manuseio de equipamentos de eletrochoque, visando aprimorar ainda mais seu trabalho. A quarta edição da formação ocorreu neste domingo, 16, em pequenos grupos, para garantir que as escolas não fiquem desprotegidas durante a semana.

De acordo com a Guarda Municipal (GM), que é subordinada à Secretaria Municipal Para Assuntos de Segurança Pública (Smasp), o uso das armas não letais, como a Spark, está ocorrendo apenas após essa atualização de conhecimentos. "Estamos nivelando o treinamento para o uso adequado da Spark", afirmou Cibeli Bitelo, subcomandante da GM.

Em março deste ano, a Prefeitura de Gravataí entregou 50 Sparks (disparadores), 50 carregadores de baterias, 300 mecanismos de lançamento de dardos (cartuchos) e um leitor de relatório para uso das guarnições. Essa aquisição foi feita com recursos municipais e de recursos federais, via emenda parlamentar.

Atualmente, a Guarda Municipal de Gravataí possui 214 guardas municipais atuando em tempo integral. Devido às ameaças frequentes contra escolas nas últimas semanas, parte do efetivo foi realocado para o patrulhamento escolar, que foi implementado desde 2016 com o objetivo de garantir a segurança dos alunos.

Foto: divulgação

Postar um comentário

0 Comentários