Gravataí terá pardais para controlar o trânsito




Pontos escolhidos são os que apresentam o maior número de acidentes e de morte, como a Avenida Dorival


A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb), começou nesta quinta-feira, 13, a instalação de sete controladores de velocidade, em locais com maior risco de acidente e com registros de morte. “Trata-se de uma medida que tem por objetivo principal preservar vidas, assim como têm sido todas as demais providências na organização do trânsito em nossa cidade”, ressalta o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Guilherme Ósio.

Na Avenida Dorival Cândido Luz de Oliveira – que em menos de dez anos registrou 65 mortes no trânsito –, serão três controladores, sempre nos dois sentidos da via: nas paradas 61, 67 e na chamada Curva do Bigode, em frente ao quartel do Corpo de Bombeiros. Os demais pontos serão: Avenida Centenário, próximo ao shopping; na ERS-020, em frente à UPA das Moradas; Estrada do Gravatá; Teotônio Vilela, na saída para a Freeway, perto do cruzamento que leva para a Escola Municipal de Ensino Fundamental Jardim Florido.

À exceção dos controladores da Teotônio e da Gravatá, que terão limite de velocidade de 50 km/h, nos demais a velocidade máxima permitida será de 60 km/h. Conforme o secretário Guilherme, esses parâmetros de limites são definidos levando em conta a classificação das vias. “O Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), criado em 2018, tem como meta reduzir em 50% o número de mortes no trânsito até 2028, mas nós queremos esses resultados bem antes, porque vidas não podem ser tratadas unicamente como estatísticas”, reforça o secretário.

Após a instalação, para que possam começar a funcionar, os equipamentos têm de passar por aferição do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Cumprida essa etapa, a previsão é de que em uma semana os controladores entrarão em operação. Antes disso, porém, a Prefeitura fará ampla divulgação nos órgãos de imprensa e pelos próprios canais de comunicação, como as redes sociais.


MAIS SEGURANÇA – Além de aumentar a segurança nas vias urbanas, as câmeras dos controladores de velocidade estarão integradas ao sistema de segurança mantido pela Secretaria Municipal para Assuntos de Segurança Pública (Smasp), que já mantém em funcionamento 28 equipamentos, em 14 pontos. “Com leituras de placas, esses dados vão automaticamente informar os demais órgãos de segurança pública sobre eventuais veículos em situação de ocorrência, amplificando ainda mais a eficácia do cercamento eletrônico”, observa o secretário da Smasp, Flávio Lopes.


Texto: Luiz F. Aquino/PMG - foto: Agência Pará/divulgação

Postar um comentário

0 Comentários