A ação do projeto Educação para o Trânsito, da secretaria municipal de Mobilidade, em Cachoeirinha, encerrou no dia 14, após visitar 33 instituições públicas no município.
Desde o início do ano letivo, a equipe tem se empenhado em conscientizar pais, alunos e professores sobre a importância de um trânsito seguro. Cerca de 20 escolas da rede municipal e 13 da rede estadual participaram da campanha "Volta às Aulas 2023", nos meses de março e abril.
Durante as visitas, foram distribuídas cartilhas com orientações direcionadas tanto aos pais como aos alunos, com recomendações de postura no trânsito, regras para o transporte correto de crianças em veículos e dicas de segurança para pedestres. Além disso, a equipe aproveitou o momento para conversar, tirar dúvidas e ouvir sugestões da população em relação à mobilidade no município.
Para a coordenadora do programa de Educação para o Trânsito, Luciana Leal, a educação deve envolver a todos: "como dito na parte interna do folheto 'um trânsito seguro depende de todos nós', então, buscamos através dessas orientações chamar a atenção dos pais aos cuidados com a segurança de seus filhos no trajeto entre a casa e a escola", ressaltou. Ela enfatizou a importância dessa ação da prefeitura de Cachoeirinha em educar as crianças e adolescentes sobre a importância de um trânsito seguro desde cedo, para formar cidadãos conscientes e responsáveis no futuro.
Através dessas visitas nas escolas, o projeto Educação para o Trânsito busca criar uma cultura de respeito às regras de trânsito desde a infância, promovendo a conscientização sobre a importância do cumprimento das normas de segurança, seja como pedestre, ciclista ou passageiro de veículos. É fundamental que os pais e a comunidade como um todo estejam engajados nesse processo, pois a segurança no trânsito é responsabilidade de todos.
A iniciativa da prefeitura de Cachoeirinha em investir no projeto Educação para o Trânsito, é louvável, pois busca prevenir acidentes e formar cidadãos mais conscientes e responsáveis no trânsito. Essa ação contribui para a construção de uma sociedade mais segura, onde as crianças e adolescentes são educados desde cedo sobre a importância de um comportamento seguro no trânsito, levando essa consciência para o resto de suas vidas.
Por André Guterres - com informações Jainara Martini/PMC
Foto: Coordenadoria de Educação para o Trânsito
0 Comentários